Quais os desafios comuns aquando do acompanhamento de projetos de investimento?

separator

No decorrer da execução de projetos de investimento surgem diversos desafios de diversa ordem para os quais é preciso estar preparado. A presente síntese pretende alertar e precaver alguns dos mais comuns, verificados ao longo da experiência de quase 30 anos da HM Consultores.

Organização da documentação (evidências)

Logicamente, de forma a comprovar a execução do investimento, o promotor deverá disponibilizar a devida documentação. Esta deverá estar organizada, coerente e acessível a qualquer altura por parte dos interessados, o que nem sempre é fácil para os promotores.

Para fazer face a esta exigência, é importante que os promotores organizem um dossier de projeto, que pode ser em formato físico ou digital. Este dossier deve conter todos os elementos necessários à candidatura, orçamentos, decisão do projeto, contrato, correspondência entre o promotor e a entidade gestora, pedidos de pagamento e todos os documentos que se vejam relevantes no decorrer da execução.

Contabilização & Pagamentos

Os projetos de investimetos têm de cumprir as normas contabilísticas aplicáveis, sendo que a sua devida classificação é fundamental para que se proceda aos pagamentos de incentivo associados ao projeto. É também recomendado um centro de custos para o projeto, de forma a poder localizar melhor os respetivos lançamentos. Tal e qual como a contabilização, os pagamentos a efetuar no âmbito dos projetos de investimento também estão sujeitos a regulamentação, que por vezes suscita algumas dúvidas nos promotores, como no que respeita a datas de transação, adiantamentos e meios de pagamento.

Para fazer face a estes desafios, propõe-se que os promotores invistam na monitorização e controlo dos seus projetos, planeando antecipadamente todas as questões administrativas subjacentes. Perante incertezas, recomenda-se que os promotores esclareçam devidamente as suas dúvidas antes de avançarem com as aquisições dos equipamentos, faturação, pagamentos e contabilização.

Alterações estratégicas

Não raras vezes, os projetos acabam por não ser executados exatamente como ficou definido em candidatura. Este facto é decorrente de diversas razões, como por exemplo:

  • Novas necessidades e oportunidades no mercado;
  • Alterações de preços face ao previsto;
  • Alteração das condições de financiamento;
  • Aparecimento de fornecedores que apresentam alternativas mais interessantes para os investimentos;
  • Dificuldades em encontrar os recursos humanos com as características requeridas;
  • Adaptação da estratégia da empresa no sentido de dar resposta a eventuais alterações económicas, políticas e legais.

Sendo o objetivo dos projetos de investimento o crescimento das empresas, existe a opção de realizar alterações como as decorrentes dos pontos acima expostos. É condição essencial que estas alterações não comprometam os objetivos do projeto, sendo que são aceites, e até incentivadas, quando a nova opção coloca as entidades em melhor posição para atingir as metas a que se propôs. É de notar que as alterações têm que ser devidamente expostas às entidades competentes, fazendo-se acompanhar de uma justificação coerente e bem enquadrada na estratégia do projeto.

Em suma, por forma a dar resposta aos eventuais desafios que possam surgir no decorrer dos projetos de investimento, é importante estar preparado e munido das ferramentas adequadas. Para isso, o serviço de acompanhamento especializado constitui um suporte valioso no alcance de resultados destes projetos e consequente crescimento das empresas envolvidas.

 

Ana Ribau

Consultora de Corporate Finance