I&DT Industrial à Escala Europeia - Novo Concurso

separator

Com o Programa INTERFACE, o Governo pretende alavancar a tecnologia e a inovação, bem como a criação de valor no tecido empresarial, através do reforço de financiamento, de recursos humanos e do desenvolvimento de novas áreas de competência. O Programa estabelece e promove, assim, a ligação entre instituições de ensino superior e empresas, visando a valorização e transferência de tecnologia, para resposta aos desafios proporcionados pelo acesso ao conhecimento, flexibilidade e globalização dos mercados.

No campo das sinergias entre instrumentos de financiamento europeus e nacionais é fundamental promover uma maior articulação e um esforço que acompanhe as tendências globais para a inovação aberta e colaborativa. Afigura-se, neste âmbito, crucial assegurar financiamento nacional sincronizado e segundo metodologias adequadas para potenciar o valor acrescentado da participação em programas internacionais e a internacionalização das empresas portuguesas. Esta internacionalização representa um desafio tendo em vista dar resposta a crescentes desafios científicos e tecnológicos de diferentes domínios prioritários de Investigação e Inovação. Acresce que as cadeias de valor em todos os setores são cada vez mais internacionais, sendo esta também uma forma de garantir a competitividade através da monitorização tecnológica e da partilha de custos, conhecimento e resultados entre parceiros e entre diversos países.

O presente AAC visa assim promover o cofinanciamento nacional a entidades portuguesas participantes em projetos europeus de I&D, onde o cofinanciamento é assegurado exclusivamente por fontes nacionais, sendo abrangidos os projetos com entidades portuguesas promovidos no âmbito das seguintes iniciativas europeias:

  • Rede EUREKA, que incluí projetos baseados em Clusters e projetos rede EUREKA (incluindo os projetos que participam em chamadas GLOBALSTARS e chamadas Multilaterais);
  • EUROSTARS.

Os projetos a apoiar devem integrar atividades de investigação industrial e/ou de desenvolvimento experimental, conducentes à criação de novos produtos, processos ou sistemas ou à introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou sistemas existentes.

 

OBJETIVOS

Promover o cofinanciamento nacional a entidades portuguesas participantes em projetos europeus de I&D, sendo abrangidos os projetos com entidades promovidos no âmbito das seguintes iniciativas europeias: (1) Rede EUREKA e (2) EUROSTARS.
Os projetos a apoiar devem integrar atividades de investigação industrial e/ou de desenvolvimento experimental, conducentes à criação de novos produtos, processos ou sistemas ou à introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou sistemas existentes.

 

BENEEFICIÁRIOS

  • Empresas
  • ENESII

 

CONDIÇÕES DE ACESSO

sine qua non

  • Candidatura aprovada aos Programas de I&D Europeus
  • Selo no caso de projetos no âmbito da iniciativa EUREKA
  • Projetos da Rede EUREKA
  • Projetos dos Clusters EUREKA
  • Excecionalmente são aceites candidaturas ainda sem comprovativo de atribuição do Selo da Rede EUREKA quando estas tiverem sido submetidas a chamadas GLOBALSTARS ou chamadas multilaterais EUREKA

 

APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

Fase I até 31.AGO.2021
Fase II até 31.OUT.2021
Fase III até 31.DEZ.2021

* Investimento mínimo: 5.000.000 EUR