Uma Nova Ameaça para as Empresas

O desenrolar do século XXI revelou uma série de tendências no mundo do trabalho. Fala-se cada vez mais no equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, com efeitos benéficos para os colaboradores e, consequentemente, para as empresas. Contudo, eventos como a pandemia de COVID-19, as sucessivas crises humanitárias e financeiras e o declínio da saúde mental estão a dar origem a fenómenos menos positivos, como o Quiet Quitting, em português, Desistência Silenciosa.

Para entendermos melhor este fenómeno e os seus potenciais impactos nas empresas, Bernardo Freire, Marketer da HM Consultores, conversou com Daniela Lima, Managing Partner da SWAIFOR, Professora Ajunta Convidada no Instituto Politécnico de Setúbal e Coordenadora do Well-Being Group da APG.

Um Desafio para os Empresários

Das várias propostas que deixa aos empresários para impedir o Quiet Quitting e alcançar níveis de produtividade elevados, Daniela Lima deixa a seguinte mensagens-chave:

Ouçam os vossos colaboradores, pois só assim é possível implementar uma cultura de bem-estar. A comunicação é a pedra-de-toque. Temos e devemos de falar sempre com as pessoas, entendê-las.

Daniela Lima

Em Análise: Quiet Quitting

Ouça o episódio do Mãos na Massa sobre este fenómeno recente no Spotify ou no Apple Podcasts.

➡️ Apple Podcasts