Medida de Apoio à Internacionalização PME - linhas orientadoras

ÂMBITO E OBJETIVOS
Reforçar a capacidade empresarial através do desenvolvimento de processos chave para o aumento da promoção das exportações.
FORMA DE INCENTIVO
Subsídio não reembolsável, vulgo fundo perdido – 45%* (salvo exceções)
TIPOLOGIAS DE INVESTIMENTO E PRINCIPAIS DESPESAS ELEGÍVEIS
Conhecimento de mercados externos
Estudos de mercado e Planos de marketing e de comunicação
Prospeção e presença em mercados internacionais
- Viagens de prospeção (viagem e estadia)
- Missões Inversas – convite clientes estrangeiros (viagem e estadia)
- Participação em feiras/ exposições/ concursos internacionais
- Contratação de consultores externos para a captação de novos clientes
- Website institucional (incluindo ou não loja E-commerce)
- Marketing Digital – Publicidade Redes Sociais e Google Adwords
- Desenvolvimento de catálogos virtuais
- Envio de Amostras
- Publicidade em revistas internacionais especializadas
Criação de marcas e design
- Criação e registo de marcas
- Desenvolvimento de imagem corporativa
Marketing Internacional
- Campanhas de marketing nos mercados externos, nomeadamente telemarketing e publicidade.
- Serviços de marketing internacional
- Ações de promoção em pontos de venda
Certificações direcionadas para mercados externos (Exemplo – Norma IFS / BRC)
Contratação de recursos humanos qualificados
Até 2 Quadros técnicos qualificados, incluindo salário base e encargos sociais (máximo 1.850€.) durante os 24 meses de execução do investimento.
CALENDARIZAÇÃO
- PO Regional NORTE – 30 de Junho de 2017
- PO Regional LISBOA – 10 de Maio de 2017
- PO Regional ALENTEJO – 10 de Maio de 2017
- PO Regional CENTRO – 30 de Junho de 2017