Medida de Apoio à Internacionalização PME - linhas orientadoras

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ÂMBITO E OBJETIVOS

Reforçar a capacidade empresarial através do desenvolvimento de processos chave para o aumento da promoção das exportações.

 

FORMA DE INCENTIVO

Subsídio não reembolsável, vulgo fundo perdido – 45%* (salvo exceções)

 

TIPOLOGIAS DE INVESTIMENTO E PRINCIPAIS DESPESAS ELEGÍVEIS

Conhecimento de mercados externos

Estudos de mercado e Planos de marketing e de comunicação

Prospeção e presença em mercados internacionais

  •  Viagens de prospeção (viagem e estadia)
  •  Missões Inversas – convite clientes estrangeiros (viagem e estadia)
  •  Participação em feiras/ exposições/ concursos internacionais
  •  Contratação de consultores externos para a captação de novos clientes
  •  Website institucional (incluindo ou não loja E-commerce)
  •  Marketing Digital – Publicidade Redes Sociais e Google Adwords
  •  Desenvolvimento de catálogos virtuais
  •  Envio de Amostras
  •  Publicidade em revistas internacionais especializadas

Criação de marcas e design

  •  Criação e registo de marcas
  •  Desenvolvimento de imagem corporativa

Marketing Internacional

  •  Campanhas de marketing nos mercados externos, nomeadamente telemarketing e publicidade.
  •  Serviços de marketing internacional
  •  Ações de promoção em pontos de venda

Certificações direcionadas para mercados externos (Exemplo – Norma IFS / BRC)

Contratação de recursos humanos qualificados

Até 2 Quadros técnicos qualificados, incluindo salário base e encargos sociais (máximo 1.850€.) durante os 24 meses de execução do investimento.

 

CALENDARIZAÇÃO

  • PO Regional NORTE – 30 de Junho de 2017
  • PO Regional LISBOA – 10 de Maio de 2017
  • PO Regional ALENTEJO – 10 de Maio de 2017
  • PO Regional CENTRO – 30 de Junho de 2017