Recuperar Portugal | C12: Bioconomia Sustentável

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No âmbito do programa Recuperar Portugal, os recursos biológicos são uma peça chave para a gestão da produção. Na base da componente C12: Bioeconomia Sustentável está o desenvolvimento de iniciativas necessárias à alteração de paradigma para acelerar a produção de produtos de alto valor acrescentado a partir de recursos biológicos (em alternativa às matérias de base fóssil). Através de uma transição para a Bioeconomia Sustentável é possível apoiar a modernização e a consolidação da indústria por meio da criação de novas cadeias de valor e de processos industriais mais ecológicos, apresentando-se assim como uma oportunidade para toda a Europa.

 

  1. TC-C12-i01: Bioeconomia (€145 M)

Este investimento, cuja execução será da responsabilidade do Fundo Ambiental, terá como principal objetivo a incorporação de materiais de base biológica (em alternativa às matérias de base fóssil) em 3 setores de atividade económica nacional.

Pretende-se desenvolver cerca de 17 linhas de investigação, desenvolvimento e inovação, contribuir para aumentar o número de adesões por ano de resineiros vigilantes (55 adesões/ano) e atribuir apoio financeiro à beneficiação 8.500 ha de povoamentos de pinheiro-bravo com potencial para a resinagem.

 

No setor do Têxtil e Vestuário, o investimento está suportado nos pilares seguintes:

  • Da natureza: desenvolvimento de novos processos produtivos de artigos têxteis funcionais, inovadores, a partir de matérias-primas de base biológica, incorporando biomassa florestal (celulose e lenhina) e fibras naturais alternativas provenientes do setor agroalimentar (fibras provenientes das folhas do ananás e da banana, do cânhamo, da cana do arroz, entre outros);
  • De forma circular: melhoria da circularidade do setor, promovendo modelos de negócio inovadores baseados em reprocessamento de matérias-primas biológicas, recicladas e reutilizadas;
  • De forma sustentável: dedicado à aposta no conhecimento dos processos e sistemas de produção que permitam que cada artigo possa ser reutilizado e reciclado várias vezes;
  • Para as pessoas: dirigido à Sociedade com o objetivo de promover a sensibilização para a produção e consumo responsável ao longo de toda a cadeia de valor envolvendo os vários stakeholders, bem como o consumidor final.

No setor do Calçado, o investimento sustenta-se em:

  • Biomateriais e componentes sustentáveis: promover a utilização e a reciclagem de subprodutos e biorresíduos agroalimentares ou industriais;
  • Calçado do futuro: promover o desenvolvimento de novos conceitos de bio e eco produtos diferenciados e de maior valor acrescentado;
  • Gestão de resíduos e economia circular: visa promover modelos de gestão de subprodutos e dos resíduos de produção e de calçado no fim de vida, a desclassificação de resíduos, e o desenvolvimento e produção de novos materiais e produtos;
  • Tecnologias avançadas de produção: dotar o cluster de tecnologias inovadoras e sustentáveis, no âmbito da digitalização i4.0;
  • Capacitação e promoção: dirigido à sociedade com o objetivo de dotar os profissionais do setor com competências tecnológicas para desenvolvimento ou produção de biomateriais e calçado do futuro, tecnologias i4.0 ou serviços e promover no cluster inovações.

No que diz respeito à promoção e valorização da Resina Natural, pretende-se:

  • Fomento da produção de resina natural nacional: para suportar uma verdadeira valorização do setor da resina natural, serão desenvolvidas iniciativas para aumentar a produção da resina em Portugal;
  • Reforço da sustentabilidade da indústria transformadora: dedicado ao investimento industrial e à cadeia de valor, assenta as suas ações na valorização comercial e tecnológica da resina natural produzida como um recurso social, económico e ambientalmente sustentável;
  • Diferenciação positiva da resina natural e produtos derivados: dirigido à comunicação e ao “marketing” para diferenciação positiva da resina natural junto do consumidor final através da criação de um “selo” ibérico e da divulgação técnica sobre toda a cadeia de valor e de um plano de comunicação e “marketing” junto do consumidor final.

 

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