Sistema de Incentivos Internacionalização PME - PORTUGAL2020

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Internacionalização PME, sistema de incentivos no âmbito do Portugal 2020 , exclusivo para PME’s, que promove a competitividade das empresas e a sua capacidade de resposta a um mercado cada vez mais global.

A globalização da economia veio permitir às empresas a acessibilidade a diversos mercados, sendo esta encarada como uma oportunidade de redução da dependência do mercado nacional que, na generalidade, se encontra saturado e limitado em dimensão.

 

SI Internacionalização PME

Com o intuito de apoiar as PME’s no seu processo de internacionalização, o SI Internacionalização PME, foca-se em:
• Alargar a base exportadora nacional;
• Aumentar o número de novas empresas exportadoras;
• Incrementar o volume das vendas internacionais das empresas que já exportam.

Beneficiários do SI Internacionalização PME

São beneficiários as PME de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, com exceção das atividades Financeiras e de seguros, Defesa e Lotarias e outros jogos e apostas.

Os beneficiários devem:

  • Ter a situação tributária e contributiva regularizada;
  • Apresentar uma situação económico-financeira equilibrada, comprovada através de um rácio de autonomia financeira não inferior a 0,15;
  • Cumprir os critérios de PME;
  • Dispor de contabilidade organizada, nos termos da legislação aplicável;
  • Ter concluído os projetos anteriormente aprovados ao abrigo da mesma tipologia de projetos.

Despesas elegíveis no âmbito do SI Internacionalização PME

Consideram-se elegíveis as seguintes despesas relacionadas diretamente com o desenvolvimento do projeto:

  • Aquisições para aplicação de novos métodos organizacionais (equipamentos, software, etc);
  • Participação em feiras e exposições no exterior;
  • Missões empresariais ao exterior e missões inversas;
  • Ações de promoção realizadas nos mercados externos;
  • Propriedade industrial.
  • Outras despesas:
    •  Campanhas de marketing nos mercados externos;
    • Custos com a entidade certificadora e com a realização de testes e ensaios em laboratórios acreditados;
    • Custos de conceção e registo associados à criação de novas marcas ou coleções;
    • Custos com a presença na web (economia digital);
    • Assistência técnica, estudos, diagnósticos e auditorias;
    • Custos com a intervenção de TOC/ ROC’s até ao limite de 5.000 euros por projeto.

Fase de Candidaturas

Face ao último aviso desta medida, foi verificada a implementação de novas regras, assim como uma prorrogação do prazo, sendo expectável que apenas seja aberto novo concurso no 4º trimestre deste ano.

internacionalização de uma empresa pode ser uma boa estratégia para um crescimento sustentado, devendo ser encarada com ponderação, aconselhando-se uma análise prévia das áreas criticas da empresa para este processo, que ditará a necessidade de reforço de competências internas.

Acompanhamos o seu projeto desde a fase inicial de enquadramento, até ao seu encerramento, focando-se na maximização do incentivo a receber, sempre com uma Garantia de Serviço.

Internacionalização

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