Âmbito e Objetivos
Apoio à promoção de vinhos através do aumento do conhecimento das suas caraterísticas e qualidades, fomentando a notoriedade dos produtores.
Beneficiários
Empresas, grupos de empresas ou associações destas, de qualquer natureza e forma jurídica, desde que relacionadas com o setor do vinho.
Taxa e Limite de Apoio
50% da despesa elegível sob a forma de incentivo não reembolsável (vulgo fundo perdido).
Investimento Total
- Mínimo – 20.000€
- Máximo – 25% do valor da média das vendas e serviços prestados, indicados nas IES dos últimos 3 anos (dependendo do início de atividade) considerados, no formulário de candidatura.
Despesas Elegíveis*
- Viagens de prospeção, visitas ao mercado e viagens inversas;
- Participação em feiras e eventos do setor, bem como inscrições em concursos;
- Comunicação, divulgação, marketing digital e publicidade;
- Refeições vínicas, provas e envios de amostras;
- Contratação de serviços especializados, nomeadamente, tradutores/intérpretes, formadores/wine educators, embaixador de vinhos/relações públicas, fotografia/vídeo, entre outros.
- Ações de formação;
- Ações em ponto de venda; e
- Custos administrativos (4% do custo das ações do projeto).
*Prazo de Execução: até 31 de dezembro de 2025.
Vinhos Abrangidos
DOP, IGP ou indicação de casta.
Apresentação de Candidatura
Candidaturas atualmente fechadas.
Mercados
Todos os mercados de países terceiros, sendo considerados prioritários e valorizados na aplicação dos critérios de prioridade, os previstos no aviso de abertura do concurso abaixo indicados:
Região | Países Prioritário |
África | Angola e Moçambique |
América do Norte | Canadá e EUA |
América do Sul e Central | Brasil, Colômbia e México |
Europa | Noruega, Reino Unido, Suíça e Ucrânia |
Ásia | China (incluindo Macau, Hong Kong e Taiwan), Coreia do Sul, Japão e Singapura |