Âmbito e Objetivos

Apoio à promoção de vinhos através do aumento do conhecimento das suas caraterísticas e qualidades, fomentando a notoriedade dos produtores.

Beneficiários

Empresas, grupos de empresas ou associações destas, de qualquer natureza e forma jurídica, desde que relacionadas com o setor do vinho.

Taxa e Limite de Apoio

50% da despesa elegível sob a forma de incentivo não reembolsável (vulgo fundo perdido).

Investimento Total

  • Mínimo – 20.000€
  • Máximo – 25% do valor da média das vendas e serviços prestados, indicados nas IES dos últimos 3 anos (dependendo do início de atividade) considerados, no formulário de candidatura.

Despesas Elegíveis*

  • Viagens de prospeção, visitas ao mercado e viagens inversas;
  • Participação em feiras e eventos do setor, bem como inscrições em concursos;
  • Comunicação, divulgação, marketing digital e publicidade;
  • Refeições vínicas, provas e envios de amostras;
  • Contratação de serviços especializados, nomeadamente, tradutores/intérpretes, formadores/wine educators, embaixador de vinhos/relações públicas, fotografia/vídeo, entre outros.
  • Ações de formação;
  • Ações em ponto de venda; e
  • Custos administrativos (4% do custo das ações do projeto).

*Prazo de Execução: até 31 de dezembro de 2025.

Vinhos Abrangidos

DOP, IGP ou indicação de casta.

Apresentação de Candidatura

Candidaturas atualmente fechadas.

Mercados

Todos os mercados de países terceiros, sendo considerados prioritários e valorizados na aplicação dos critérios de prioridade, os previstos no aviso de abertura do concurso abaixo indicados:

RegiãoPaíses Prioritário
ÁfricaAngola e Moçambique
América do NorteCanadá e EUA
América do Sul e CentralBrasil, Colômbia e México
EuropaNoruega, Reino Unido, Suíça e Ucrânia
ÁsiaChina (incluindo Macau, Hong Kong e Taiwan), Coreia do Sul, Japão e Singapura