Âmbito e Objetivos

Apoio à promoção de vinhos através do aumento do conhecimento das suas caraterísticas e qualidades, fomentando a notoriedade dos produtores.

Beneficiários

Empresas, grupos de empresas ou associações destas, de qualquer natureza e forma jurídica, desde que relacionadas com o setor do vinho.

Taxa e Limite de Apoio

50% da despesa elegível sob a forma de incentivo não reembolsável (vulgo fundo perdido).

Investimento Total

  • Mínimo – 20.000€
  • Máximo – 25% do valor da média das vendas e serviços prestados, indicados nas IES dos últimos 3 anos (dependendo do início de atividade) considerados, no formulário de candidatura.

Despesas Elegíveis*

  • Viagens de prospeção, visitas ao mercado e viagens inversas;
  • Participação em feiras e eventos do setor, bem como inscrições em concursos;
  • Comunicação, divulgação, marketing digital e publicidade;
  • Refeições vínicas, provas e envios de amostras;
  • Contratação de serviços especializados, nomeadamente, tradutores/intérpretes, formadores/wine educators, embaixador de vinhos/relações públicas, fotografia/vídeo, entre outros.
  • Ações de formação;
  • Ações em ponto de venda; e
  • Custos administrativos (4% do custo das ações do projeto).

*Prazo de Execução: até 31 de dezembro de 2025.

Vinhos Abrangidos

DOP, IGP ou indicação de casta.

Apresentação de Candidatura

Candidaturas abertas até 14.FEV.2024

Mercados

Todos os mercados de países terceiros, sendo considerados prioritários e valorizados na aplicação dos critérios de prioridade, os previstos no aviso de abertura do concurso abaixo indicados:

RegiãoPaíses Prioritário
ÁfricaAngola e Moçambique
América do NorteCanadá e EUA
América do Sul e CentralBrasil, Colômbia e México
EuropaNoruega, Reino Unido, Suíça e Ucrânia
ÁsiaChina (incluindo Macau, Hong Kong e Taiwan), Coreia do Sul, Japão e Singapura