O Grupo Aveleda superou as expectativas e fechou o ano 2020 com mais de 20 milhões de garrafas vendidas e um crescimento de 7%.

De norte a sul do país, o grupo Aveleda conta com 600 hectares de vinha e exporta cerca de 70% da sua produção para 70 países em todo o mundo. Mesmo em cenário de pandemia, a Aveleda vendeu 20 milhões e meio de garrafas e faturou 40,7 milhões de euros, o que representa um crescimento de 7% no volume de negócios.

O CEO do Grupo Aveleda, António Guedes, conta que “não esperavam crescer em tempos de pandemia” e que foi uma “ótima surpresa”. “2020 acabou por ser um ano muito bom em termos globais para a empresa ao faturarmos mais 2,5 milhões de euros”, conta o gestor. O objetivo do grupo é chegar aos 50 milhões de euros em 2025.

Apesar do crescimento, o gestor conta que viveram momentos difíceis no início da pandemia, tendo em conta que existiram muitas incógnitas e decisões a tomar sobretudo em relação ao futuro da empresa e à imprevisibilidade sobre o cenário macro económico. “Quando percebemos em março que iria chegar o confinamento foi o momento mais dramático na empresa. Março, abril, maio e junho foram meses com alguma incerteza e dificuldade”, conta António Guedes.

Com os restaurantes, bares e comércio fechados, o grupo viu as vendas no canal Horeca caírem 40%, contrariamente ao retalho onde cresceram 10%. Contas feitas, em Portugal, a Aveleda fechou o ano com uma quebra de 8% que foi compensada pelo crescimento na exportação. Brasil, EUA, Alemanha, países nórdicos e Canadá foram os mercados externos onde o grupo mais cresceu. O gestor da empresa explica que o crescimento deveu-se à “diversidade de mercados que o grupo Aveleda tem”.