Embora este ano não tenhamos sido surpreendidos com a pandemia que assolou a saúde em todo o mundo em 2020, no final deste ano vimo-nos novamente obrigados a adotar medidas para evitar o contágio entre colaboradores, clientes e fornecedores, e, inclusive, a ter de vir a adotar o teletrabalho na 1ª quinzena do próximo ano.

Numa opinião holística, o ano de 2021, com a herança do ano de 2020, deixou a economia mundial com profundas necessidades económicas e sociais. Confinamento, escassez e agravamento de preços de matérias-primas e componentes, inflação dos preços, disrupções nas cadeias de abastecimento, têm sido, entre muitos outros constrangimentos, alguns dos desafios que todos vamos ter de superar.

O Grupo HM Consultores, com 35 anos de experiência no mercado da consultoria de gestão e de negócios, acabou também por ver os seus negócios ligeiramente impactados, muito embora sejamos reconhecidos pelo ADN resiliente e inovador e pela forte tradição no apoio à economia, através das empresas.

No âmbito dos incentivos ao investimento, “uma recuperação resiliente, sustentável e inclusiva depende da capacidade de melhorar o acesso à saúde, apoiar as empresas e empregos viáveis, fazer a transição para tecnologias verdes, prevenir o aumento da pobreza e da exclusão social e lidar com o envelhecimento da população“.

A tão aguardada “bazuca” da UE, deverá ser uma forma de responder à crise gerada pela pandemia. São 16.6 mil milhões de euros destinados a três áreas prioritárias para a recuperação económica e social: Resiliência, Transição Climática e Transição digital. Estas três dimensões desdobram-se depois em 20 componentes, que abrangem pontos como o SNS, Habitação, Mar, Mobilidade Sustentável, Empresas 4.0 ou Economia Digital.

O foco do PRR é a promoção de atividades, em consórcio, de valor acrescentado e intensivas em conhecimento, orientadas para os mercados internacionais e para a criação de empregos qualificados. É privilegiado o trabalho em rede entre o tecido empresarial e o sistema científico-tecnológico.

Em dezembro foram aprovados 64 projetos de agendas colaborativas criadas pelo PRR. Os projetos aprovados envolvem um investimento de quase 9800 milhões, quando o montante disponível para apoios é de 930 milhões de euros. Se não houver reforço de verbas a taxa de apoio será inferior a 9%. Pela estrutura dos concursos que tem sido lançados pelo PRR, depreende-se que o mesmo não é adequado ao segmento das PME, que também necessita de ser fortemente apoiado. Não o sendo, terá de se aguardar pelo Portugal 2030, com cerca de 23 mil milhões de euros.

Este novo quadro comunitário de apoio do Portugal 2030, está alinhado com os cinco objetivos estratégicos da União Europeia: uma Europa mais inteligente, mais verde, mais conectada, mais social e mais próxima dos cidadãos. Os desafios dos próximos anos são ricos em oportunidades, às quais as empresas devem, uma vez mais, aproveitar, estreitando o alinhamento estratégico com políticas de investimento, que possibilitem alcançar o tão almejado objetivo da produtividade e da geração de riqueza. A profunda transformação tecnológica e digital a decorrer de vários quadrantes, tais como o 5G, a indústria 4.0, a IA, a robotização e automatização, bem como a necessidade de transição para uma economia verde, sustentável, relevam um manancial de alternativas e oportunidades para elevar o nível de competitividade e destacar Portugal no mundo. O contexto atual está também ele a propiciar momentos únicos para absorver mais capacidade de produção qualificada. As dificuldades e ruturas das cadeias de abastecimento, uma nova dimensão geoestratégica de um mundo e da globalização, um comércio cada vez mais eletrónico, geram oportunidades únicas em alguns clusters e setores, que se irão destacar pela sua proximidade da procura, flexibilidade e personalização.

O Grupo HM Consultores sempre se pautou por uma proposta de valor assente na consultoria de apoio às empresas, nas dimensões das suas necessidades de crescimento, investimento, financiamento, qualificação dos recursos humanos e desempenho operacional. Iremos continuar focados e atentos às mudanças, para melhor servir os nossos clientes, bem como melhorar a proximidade e o custormer journey, para que os valores dos nossos serviços e a satisfação dos nossos clientes se pautem pela excelência.

Resta-me agradecer o forte empenho e excecional dedicação que todos os colaboradores do Grupo HM Consultores têm demostrado ao longo do ano.

 

Humberto Martinho,

Chairman do Grupo HM Consultores