Boas oportunidades de mercado neste momento - Eduardo Maldonado

separator

O presidente da Agência Nacional de Inovação, Eduardo Maldonado, diz que “também há boas oportunidades de mercado neste momento” para as empresas que puderem converter a sua produção para bens e serviços essenciais ao combate à pandemia covid-19 e que tanto escasseiam nos mercados nacional e internacional, desde máscaras a testes, ventiladores e demais equipamentos médicos ou de proteção individual.

“A empresa que puder vender A em vez de B ajudará os trabalhadores a manter o emprego, o Estado a poupar em subsídios de desemprego e de lay-off e o país a reduzir a dependência das importações”, diz o presidente da ANI em entrevista ao Expresso. “Em Portugal, há capacidade instalada e know-how para conseguirmos ter produção própria num momento de crise como este.”

Foi precisamente para incentivar essa produção nacional de combate à covid-19 que o Governo lançou esta semana dois generosos concursos com os fundos europeus do Portugal 2020. Um tem €46 milhões para projetos de inovação produtiva e outro €23 milhões para projetos de investigação e desenvolvimento (I&D).

A grande novidade é que o empresário não terá de esperar mais do que duas semanas (10 dias úteis) após a submissão da sua candidatura para saber se pode ou não contar com o apoio do Portugal 2020. O melhor é que não se trata de empréstimos, mas subsídios a fundo perdido que podem pagar 80% a 100% do investimento. E metade desse dinheiro será recebido mal assine o contrato.

Em causa está o apoio ao desenvolvimento de medicamentos e tratamentos relevantes (incluindo vacinas), seus produtos intermédios, princípios farmacêuticos ativos e matérias-primas. Ou dispositivos médicos e equipamento médico e hospitalar, incluindo ventiladores, vestuário e equipamento de proteção, bem como instrumentos de diagnóstico e as matérias-primas necessárias. Também desinfetantes e seus produtos intermédios e substâncias químicas básicas necessárias para a sua produção. Ou ainda ferramentas de recolha e processamento de dados que possam ajudar no combate à doença.