O BOOM do Empreendedorismo
Portugal, 2008. As consequências da crise do subprime começam a instalar-se na sociedade portuguesa. Nos anos seguintes, a taxa de desemprego jovem (menos de 30 anos) atinge cerca de 35%. Sem respostas do tecido empresarial, muitos jovens trabalhadores decidem arriscar no empreendedorismo. É por esta altura, em 2010, que Ricardo Marvão decide criar a Beta-i, uma aceleradora de start-ups.
Os Frutos do Trabalho
Mais de uma década depois, e com muita atribulação pelo meio, a economia teve altos e baixos, mas configurou-se um ecossistema de inovação muito mais desenvolvido – tanto do lado do empreendedor como do investidor. Ainda sobre os ventos de mudança, não podemos esquecer, claro, os atuais fundos comunitários de apoio à inovação e investigação & desenvolvimento, bem como o robustecimento da rede nacional e internacional.
É nesta reflexão de crises e oportunidades que convidámos Ricardo Marvão a responder a perguntas como: Portugal está mais empreendedor? Qual é a tua visão dos fundos comunitários com programas como o Portugal 2030 e a Next Generation EU, no âmbito dos apoios à inovação? Há alguma receita vencedora para um projeto de I&D e/ou Inovação? Existe algum projeto que recordes com especial carinho?
Inovação em Portugal: Colaborar em Vez de Competir
Se há ideia central nesta edição do Podcast, é a ideia de que as empresas, em particular as start-ups, devem colaborar em vez de competir. Só assim as empresas conseguem criar sinergias e encontrar soluções focadas em negócio. O convidado dá um exemplo dos benefícios para as empresas em início de ciclo:
As start-ups, ao conseguirem contratos com grandes empresas, avançam no negócio. Ganham grandes clientes, desses podem surgir outros por recomendação. É uma bola de neve.
O episódio tem a coordenação de Patrícia Rita, Business Developer da HMID.
Em Análise: O Atual Ecossistema de Inovação
Ouça o episódio do Mãos na Massa sobre o atual ecossistema de inovação e a importância da colaboração empresarial no Spotify ou no Apple Podcasts.