Cláudia Melo - Interespuma | Entrevista

A MagazineHM #34 apresenta a entrevista realizada a Cláudia Melo, Diretora Técnica da INTERESPUMA, detentora da marca ORTHIA, empresa cliente da HM Consultores.
Em 2001, José Melo criou a marca ORTHIA, momento em que as suas filhas, Iolanda Melo e Cláudia Melo, começavam também a integrar as dinâmicas da empresa. Cláudia Melo, formada em Química Industrial, contribuiu para a jovialidade da marca e isso refletiu-se em crescimento e inovação – sem perder o foco estratégico ou a essência familiar. De forma elucidativa, ao longo da entrevista falou-nos da adaptação da empresa à COVID-19, a chave para o sucesso e o papel dos Fundos Comunitários no desenvolvimento da empresa.
A INTERESPUMA, com produtos e soluções otimizadas no setor da ortopedia, conforto e bem-estar, registados com a marca ORTHIA, tem aumentado a sua gama de produtos e infraestruturas no passado recente. Consideram que estas decisões foram relevantes para responder aos desafios da envolvente externa?
A aposta na conceção e desenvolvimento, e produção interna de Consumíveis Hospitalares e Clínicos (máscaras cirúrgicas, máscaras filtrantes, toucas e cobre sapatos) foi absolutamente fundamental para vencer os desafios colocados pela pandemia de COVID-19. Para além do reforço da presença da marca ORTHIA no canal Farmácia/Ortopedia foi também possível entrar diretamente no setor hospitalar. A criação de uma nova unidade produtiva, especificamente dedica ao fabrico destes artigos, permitiu alargar a gama de produtos, aumentar a estrutura de recursos humanos e entrar em novos mercados.
Este novo rumo tem vindo a assumir uma enorme importância no seio da empresa que tem atualmente toda a cadeia de valor produtiva internalizada, tanto no que respeita à conceção e desenvolvimento de Dispositivos Médicos de Classe I, bem como à produção de Equipamentos de Proteção Individual.
Foram reconhecidos novamente com o estatuto PME Líder, atribuído pelo IAPMEI. O que é que significa para vocês esta distinção e que impacto é que teve na vossa atividade?
O estatuto PME Líder é o reconhecimento público do sucesso da estratégia definida pela INTERESPUMA e do seu contributo para a economia nacional. Confere notoriedade, num justo reconhecimento do mérito da empresa junto das Partes Interessadas.
Numa empresa com a vossa dimensão, quais são os fatores para que a inovação aconteça de forma continuada?
A vontade de apresentarmos ao mercado produtos diferenciadores, e de elevada qualidade, a par de uma estrutura de recursos humanos fidelizada e em união de esforços, tem sido o motor do nosso desenvolvimento e a chave para o sucesso.
A empresa recorreu ao Portugal 2020 para melhorar a sua competitividade no mercado e, em específico, ao SIFIDE para reforçar as suas capacidades de I&D, tendo como pilar a inovação. Como é que tem sido a vossa experiência com os fundos comunitários?
Os fundos comunitários têm sido uma alavanca para o nosso crescimento, quer com os apoios na qualificação e na produção, quer na internacionalização. A experiência de anos em projetos de investimento, sobretudo com o apoio da HM, tem sido uma das apostas certas para sustentar o crescimento da empresa.
Como está a correr o negócio em 2022? Têm perspetivas de se candidatar a programas do novo Quadro Comunitário: Portugal 2030?
O ano de 2022 é o ano da consolidação da aposta no mercado hospitalar com a criação de parcerias estratégicas neste canal. Paralelamente, assistimos ao crescimento no mercado doméstico do canal Farmácia /Ortopedia fruto do bom desempenho da equipa comercial. As exportações apresentam um crescimento elevado, fortemente motivado pela procura de artigos de qualidade do mercado internacional.
O Portugal 2030 trará seguramente novas oportunidades que serão captadas pela INTERESPUMA para dar continuidade à estratégia de crescimento.
Cláudia Melo, Diretora Técnica