Portugal é um país de forte tradição vitivinícola, e a excelente qualidade dos seus vinhos tem reconhecimento em todo o mundo, sendo numerosos os prémios e distinções conquistados em concursos internacionais. Para os apreciar e conhecer, nada como visitar as regiões onde se produzem, sendo os vinhos um excelente pretexto para descobrir também as paisagens, o património, a cultura e as pessoas.

O Douro e o Alentejo são as regiões onde se concentra o maior número de espaços dedicados ao Enoturismo, mas um pouco por todo o país, incluindo o Algarve, há unidades de produção vinícola que recebem visitantes, seja para conhecer as vinhas, a adega, provar os vinhos, com também para pernoitar e conhecer a região.

Assim, tendo reconhecido o potencial da Casa Senhorial na QUINTA VINHAS VELHAS (nome fictício), a empresa decidiu avançar com um projeto de Enoturismo, diversificando, assim, a sua atividade de exploração da vinha e produção de vinho, necessitando, para o efeito, de requalificar o edificado existente.

A QUINTA VINHAS VELHAS pretende com esta nova aposta, dinamizar os seus produtos, promover a região, proporcionar experiências únicas, como provas de degustação e visitas às vinhas, e reforçar o lançamento de novos produtos, como compotas, queijos, azeites e ainda usufruir da gastronomia local.

Do enquadramento das necessidades de investimento da empresa, foram apresentados os seguintes investimentos à medida 10.2.1.3 – Diversificação de Atividades na Exploração, ao abrigo do PDR2020:

Tipologia de Investimento Montante de Investimento
Materiais – Construção Civil € 192.980
Imateriais – Estudos € 5.000
TOTAL €197.980

Foi previsto, com base num estudo económico, uma taxa interna de rentabilidade (TIR) superior a 5%, bem como a criação líquida de postos de trabalho, o que contribuiu para a majoração do mérito do projeto, assim como para a taxa de incentivo.

Neste seguimento, e conforme previsto, o projeto de investimento foi aprovado pelo PDR2020, tendo sido atribuído uma taxa de incentivo de 50%, não reembolsável (vulgo fundo perdido), o que ascende a €98.990 de incentivo, para um período máximo de execução de 24 meses.

A oferta variada do turismo deve ser feita por meio de apostas objetivas de qualidade, tendo em conta a valorização das culturas locais através de produtos turísticos dessa origem. O facto dos produtos turísticos de Enoturismo serem aprimorados para um nicho de mercado bastante preciso, implica que seja fundamental que estes estejam associados a uma atividade vitivinícola dinâmica e integrada numa lógica de cooperação. Nesse sentido, as vantagens ligadas ao Enoturismo vão muito além do consumo de vinho e das visitas às adegas, posto que integra vários fatores de desenvolvimento regional, criando valor e estimulando o comércio local.

Se este tipo de estratégia se adequa à vossa atividade, não hesite em nos contactar para garantir a melhor estratégia de atuação para a vossa empresa.

Melany Ribeiro

Diretora HMW