Estratégias de Marketing e Financiamento:
uma Parceria para o Sucesso

Num contexto de expansão e de transformação económica, a captação de investimento é cada vez mais importante para que as empresas reforcem a sua capacidade de fazer face a estes novos desafios.

Obter financiamento, nomeadamente o que tem origem em fundos comunitários (casos do PRR e do Portugal 2030), é, em muitas situações, uma condição essencial para que esse caminho possa ser feito.

Num processo em que as formalidades e requisitos legais parecem dominar todos os outros aspetos, é importante não esquecer que não são só os dados e os números que tornam as empresas relevantes. O sucesso na captação de investimento e na expansão das empresas – incluindo a expansão internacional – depende, também, da estratégia de marketing.

Marketing: Como Definir a Estratégia?

Quando se fala na definição de uma estratégia de marketing, há passos e procedimentos que têm de ser necessariamente seguidos. Começar pelos meios – isto é, pelos canais de comunicação – é um desperdício de tempo e de recursos que acabará por levar a que se regresse, inevitavelmente, ao primeiro passo.

Traçar objetivos SMART e conhecer o público alvo são, assim, o ponto de partida para a definição de uma estratégia adequada. É preciso saber onde se quer chegar, delinear objetivos precisos e realistas, focando-se em metas concretas em vez de tentar alcançar tudo e todos ao mesmo tempo.

Saber para quem se fala e qual a linguagem certa para ser ouvido são, também, pontos cruciais. O marketing orientado para o B2B é forçosamente diferente do B2C. E, mesmo que o objetivo seja alcançar ambos os públicos, há caminhos diferentes a percorrer.

Por isso, também é fundamental escolher os canais e ferramentas necessárias para alcançar essas metas e os potenciais clientes/parceiros/investidores. É verdade que uma opção omnicanal é, só por si, uma estratégia, mas não surge do nada. Terá de ser bem delineada, sob pena de se dispersar o esforço e de os resultados ficarem aquém do desejado.

Por exemplo, usar as Redes Sociais pode ser eficaz para atingir alguns objetivos, mas totalmente ineficaz quando a ideia passa pela construção de uma reputação credível perante investidores ou clientes empresariais. Já o marketing de conteúdo é útil em todas as etapas (do awareness à conversão), mas há que saber quando e como deve ser aplicado.

Ou seja, qualquer estratégia tem de ser pensada e delineada por especialistas, capazes de avaliar, a cada momento e em cada caso, a melhor forma de atingir os objetivos.

Criar e executar um plano de marketing implica conhecimento e tempo. Não é algo que aconteça espontaneamente. Mesmo que, por vezes, tudo pareça fruto de um golpe de génio, a verdade é que, na base dos bons resultados, há sempre muito trabalho.

A implementação de uma boa estratégia de marketing depende, assim, de uma boa execução de todas as etapas anteriores. Mas deve, também, ser acompanhada de uma avaliação ao seu desempenho e de medidas para o otimizar.

O Conteúdo como Chave para a Relevância

Quando falamos em investimento ou financiamento, a relevância é um fator que não deve ser esquecido. Mas o que é uma empresa relevante? Falamos apenas de faturação, número de funcionários, dados e gráficos, ou há algo a mais a ter em conta?

Num contexto em que clientes, parceiros e investidores pedem às organizações mais do que lucros e resultados positivos, a resposta é simples. A relevância mede-se no contributo que cada empresa traz para a comunidade. Seja através das questões relacionadas com a sustentabilidade – cada vez mais um fator decisivo quando se fala de financiamento – seja pela forma como constroem relações com todas as partes envolvidas na sua atividade, dos colaboradores aos consumidores.

Ajudar, apoiar, informar, ensinar, esclarecer são verbos que contribuem para a relevância e para a criação de uma reputação sólida. E, mais uma vez, o marketing tem as ferramentas necessárias. Não se trata, obviamente, de criar uma imagem falsa, até porque essa será facilmente desmascarada pelo escrutínio cada vez mais intenso de que as empresas são alvo.

O papel do marketing – nomeadamente do marketing de conteúdo – é criar relevância para as empresas, fazendo com que se destaquem pelo seu contributo.

O Marketing para Influenciar

O influencer marketing – ou seja, o recurso a pessoas com capacidade para criar awareness, despertar interesse ou promover uma marca, entidade ou ideia – está cada vez mais presente nas estratégias de marketing.

Se é verdade que o marketing de influência sempre existiu, e em áreas tão distintas como a política e a moda, com o aparecimento e multiplicação das redes sociais o seu crescimento foi notório. Atualmente, é difícil encontrar alguém que não siga os chamados influencers, atividade que se transformou num negócio lucrativo para marcas e influenciadores.

Mas será o marketing de influência a forma mais indicada de uma organização atingir as suas metas, independentemente de estas passarem pela criação de reputação, de uma relação com os consumidores ou pelo aumento das vendas? Poderão todas as empresas integrar o influencer marketing nas suas estratégias de marketing e obter resultados positivos? E como medir esses resultados?

As respostas para estas questões são tantas quantas as empresas e objetivos e só podem ser dadas por quem tem conhecimento suficiente sobre a forma como o influencer marketing se desenvolve.

Como Usar o Marketing para Beneficiar a sua Empresa?

Como percebemos, dificilmente uma empresa conseguirá prosperar e atingir objetivos sem uma boa estratégia de marketing. Uma verdade que se aplica tanto nos casos em que a meta é simplesmente chegar a novos clientes como nas situações em que é necessário criar reputação ou reforçar a relevância perante potenciais financiadores.

A forma de o conseguir não passa, muitas vezes, por usar recursos internos, mas por confiar nos parceiros certos. Numa área em constante evolução, como o marketing, é preciso garantir que a estratégia vai ser delineada por pessoas que acompanham as mudanças e as mais recentes tendências e que sabem como usá-las em benefício da sua empresa. Porque cada caso é único e exige a atenção de um parceiro dedicado e especializado.

Nuno Lopes
Head of Digital Business
Adclick Group