Maximizar as Vendas do Vinho

Para maximizar o potencial de vendas do vinho não precisa de fazer nenhuma poção mágica. No entanto, é necessário estar ligado ao mercado do vinho e conhecer as várias estratégias de distribuição e marketing. A construção do negócio faz-se contacto a contacto, tática a tática, tendo por base uma estratégia bem definida.

As vendas são o oxigénio de qualquer negócio. No setor vitivinícola, onde a competição é aguerrida e as margens de lucro podem ser baixas, conquistar uma base de clientes leais impulsiona a receita e a reputação das empresas no mercado. A capacidade de vender não se limita ao produto, mas diz também respeito à narrativa que o rodeia, à experiência que proporciona e às preferências dos consumidores.

Para atingir os seus objetivos, toda a ajuda é pouca, e por isso mesmo nesta edição do Mãos na Massa, Francisco LeitãoBusiness Developer da HMW, conversa com Rodrigo QuinaFundador da Wine2Help. Há muito caminho a percorrer para as empresas vitivinícolas continuarem a vingar nas vendas.

Antes de Mais, Saber para Quem Vender

Quando deparado com uma questão sobre os erros dos vendedores, ou, como prefere, questões que advêm da “falta de preparação, organização e conhecimento, bem como a definição de prioridades e de alocação do tempo”. Dentro dos vários apontamentos do formador, saber para quem vender parece ser um aspeto mais negligenciado pelas empresas vitivinícolas, pois repara que:

Há uma tentação de agradar a todos. Hoje o mercado é hipercompetitivo e às vezes reage melhor aos produtos de nicho do que aos produtos que querem agradar a toda a gente. Mesmos os mainstream não agradam a toda a gente.

Rodrigo Quina

Em Análise: Como Vender Mais Vinho?

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