As exportações portuguesas contraíram 2,2% em outubro face ao mesmo mês do ano passado, enquanto em setembro a contração tinha sido de 0,4% em termos homólogos. Vendas para Angola encolheram 41% em outubro.
As exportações portuguesas voltaram a cair mais em outubro, em termos homólogos, face à contração registada em setembro. Segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) nesta quinta-feira, a venda de bens ao exterior contraiu 2,2% em outubro quando comparadas com o mesmo mês do ano passado, enquanto em setembro a contração tinha sido de 0,4%.
O cenário inverte a tendência de achatamento da quebra das exportações que o país tem registado desde maio e resultou sobretudo da diminuição dos fornecimentos industriais. Excluindo a categoria de combustíveis e lubrificantes, registaram-se diminuições de 1,3% nas exportações em termos homólogos em outubro, enquanto em setembro tinha registado uma subida de 0,8%.
Já as importações recuaram 11,8% em outubro face a igual mês de 2019, o que compara com a diminuição de 8,8% registada em setembro, reflexo sobretudo de quebra de 36,9% nas importações de combustíveis e lubrificantes e de 16,8% no material de transporte, principalmente automóveis de passageiros.