O Ponto de Situação da Indústria Metalomecânica
Destacando-se como uma das maiores exportadoras a atuar em Portugal, a indústria metalomecânica assume uma posição crucial na economia nacional. No entanto, desafios como o aumento do preço da energia, a vulnerabilidade da cadeia de abastecimento e a diminuição da procura têm impactado negativamente o desempenho das empresas neste setor.
Superar estes obstáculos é fundamental para garantir a competitividade e promover o crescimento contínuo da indústria metalomecânica. E sendo certo que as soluções têm de ser cirúrgicas, tirar proveito dos apoios ao investimento é parte de uma estratégia de recuperação ou consolidação do negócio.
Neste sentido, existem diversos incentivos à produção e inovação disponíveis para auxiliar as empresas a maximizar os seus lucros e capital.
Inovação Produtiva – Reforço da Capacidade Produtiva
A medida de apoio à Inovação Produtiva é uma oportunidade única para empresas que precisem de fortalecer a sua capacidade produtiva através de investimentos em atividades inovadoras. Esta iniciativa incentiva o progresso empresarial e também proporciona a ocasião ideal para a análise e concretização de investimentos estratégicos.
No que diz respeito às despesas elegíveis, para esta medida existem 2 categorias diferentes de ativos que desempenham papéis fundamentais na procura pela inovação.
- Ativos Fixos Tangíveis: aquisição de máquinas e equipamentos produtivos, assim como o investimento em equipamentos informáticos, imprescindíveis para a modernização dos processos e aprimoramento da competitividade.
- Ativos Intangíveis: transferência de tecnologias e licenças, e o investimento em software. Adicionalmente, outras despesas englobam a construção de edifícios e obras de remodelação, os serviços de engenharia e a intervenção de CC/ROC.
Investigação & Desenvolvimento Tecnológico – Novos Produtos e Serviços
Num cenário empresarial dinâmico, as empresas que querem prosperar e diferenciar-se no mercado têm à disposição o Incentivo à Investigação e Inovação (I&I). Este apoio estratégico destina-se a empresas que procuram desenvolver novos produtos e serviços, mas também aumentar a intensidade em investigação e inovação, promover a cooperação entre as entidades do Sistema I&I, reforçar as competências da equipa e o seu posicionamento no mercado.
Para ter acesso a este apoio, as empresas da indústria metalomecânica podem incorrer tanto em custos diretos como indiretos, sendo que os primeiros compreendem os seguintes elementos:
- Investimentos em pessoal técnico dedicado às atividades de I&D;
- Aquisição de patentes, de serviços a terceiros incluindo assistência técnica, científica e de consultoria;
- Compra de instrumentos e equipamentos científicos;
- Despesas relacionadas com viagens e estadias no estrangeiro, diretamente imputáveis ao projeto de I&D; e
- Processo de certificação do sistema de gestão segundo a norma NP 4457.
Assuma a Liderança do Setor Metalomecânico
Ao capitalizar estes apoios ao investimento, as empresas do setor metalomecânico conseguirão superar os desafios do ambiente externo, promover a competitividade e alcançar um crescimento sustentável a longo prazo.