A MagazineHM #33 apresenta a entrevista realizada a Margarida Henriques, Marketing & Sales Director da Heaboo, empresa tecnológica parceira da HM Consultores.
Margarida Henriques é Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade dos Açores e Pós-Graduada em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos na Universidade Europeia. Atualmente continua a estudar na área do Marketing Digital no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Com bastante entusiasmo, falou-nos sobre o projeto Hoterway, uma invenção disruptiva que nos convida a conhecer ao longo da entrevista.
A Heaboo tem na sua génese a aliança entre a inovação e a sustentabilidade. Como é que surgiu a ideia e valores da empresa? Como é que incorporam estes conceitos nos vossos produtos?
Os produtos Hoterway surgem da necessidade de poupar água ao mesmo tempo que permitem uma experiência incrível, a de abrir a torneira e ter o conforto da água quente de forma instantânea em toda a casa!
Mais do que nunca, a escassez da água é um assunto incontornável e preocupante. Todos os dias temos dezenas de pessoas que nos contactam com a problemática da espera pela água quente e à qual já não conseguem ficar indiferentes pelo desperdício que isso representa.
O que distingue a Hoterway é o facto de eliminar a espera pela água quente de uma forma passiva, sem ligação elétrica e sem necessidade de manutenção, apresentando uma garantia de performance térmica de 20 anos.
O sistema Hoterway promete uma experiência de zero desperdício de água e de conforto total. Este sistema patenteado diferencia a Heaboo da concorrência. Como é que demonstram antecipadamente este impacto aos clientes?
A nossa proposta de valor é sustentada numa tecnologia patenteada e inovadora ajustada a edifícios residências e de serviços, e somos a única empresa que se propõe a levar água quente, desde o momento zero, sem utilização de energia elétrica.
Para que os nossos clientes possam saber exatamente, e de forma personalizada, o quanto vão poupar em litros de água, energia e, por consequência, em dinheiro, utilizamos simuladores que calculam os caudais, os tempos de espera pela água quente e o valor do metro cúbico em cada zona do país. Desta forma, no ato em que o cliente faz a aquisição sabe exatamente quanto vai investir e quando terá o retorno financeiro.
De que forma é que o sistema Hoterway pode contribuir para a eficiência energética dos edifícios?
Os nossos produtos estão pensados para fase de obras, remodelações e sem qualquer tipo de intervenção. Porém, todos eles têm em comum o facto de não necessitarem de eletricidade para aquecer a água que está estagnada nas tubagens.
O material utilizado é um PCM (Phase Changing Material), um material com propriedades térmicas únicas que aliado a um permutador de calor de design específico dão corpo às baterias térmicas Hoterway. Com a passagem da água quente, o PCM das baterias térmicas passa do estado sólido a líquido acumulando calor na forma de calor latente (temperatura constante). O isolamento térmico de alta performance das baterias térmicas Hoterway (painéis de vácuo) asseguram que na próxima utilização o calor acumulado aquece de forma instantânea a água fria estagnada na tubagem, até á chegada da água quente.
Os produtos foram concebidos para serem compatíveis com qualquer solução de aquecimento de água.
Os fundos comunitários têm auxiliado a vossa Investigação & Desenvolvimento (I&D), bem como a entrada e posicionamento da empresa no mercado internacional? Ou têm surgido como suporte à vossa atividade comercial?
No início, a ideia foi encubada na Universidade de Aveiro e posteriormente tivemos apoio de empresas que viram na Heaboo o potencial de investimento. Agora com uma estrutura mais robusta avançamos para outros mercados.
Do ponto de vista internacional, fomos premiados pela Amazon Launchpad como uma empresa disruptiva e sustentável e estamos, neste momento, a preparar o setup de arranque. É para nós muitíssimo importante já que não é apenas em Portugal que se espera pela água quente.
Os produtos têm pertinência em diversos segmentos e mercados e trabalhamos todos os dias para levar os Hoterway mais longe.
Como é que antecipam que o novo quadro comunitário, Portugal 2030, responda às necessidades da empresa e dos vossos clientes?
O Portugal 2030 veio acelerar a capacidade de penetração no mercado, já que há uma convergência entre o novo quadro comunitário e as agendas dos nossos clientes finais e empresas.
Orientamo-nos para um caminho em que as entidades decisoras e clientes se preocupam tanto com o conforto térmico, como com a poupança da água, como em investir em soluções com retorno, estando as várias partes perfeitamente alinhadas.
Margarida Henriques