A Mercatus é um dos principais produtores europeus de equipamentos de refrigeração profissional. É uma das 150 maiores empresas exportadoras do país, sendo a sua produção distribuída em mais de 50 países.

 

Desde a sua fundação, em 1995, a empresa tem sofrido várias adaptações, quer na melhoria do desenvolvimento de novos produtos, quer nos processos organizacionais. Consegue identificar quais os fatores que mais contribuíram para o vosso sucesso?

A capacidade de adaptação das pessoas que compõem as nossas equipas é o segredo mais mal guardado da MERCATUS. Ao longo dos 25 anos de actividade, elas souberam sempre manter vivo o espírito de abertura e a sede de melhoria. Isso permitiu-nos ser hoje uma empresa moderna, com equipas multidisciplinares que trabalham inseridas em processos estruturados e apoiadas num robusto sistema de informação. Diria que os sucessos foram quase naturais, como o fruto maduro que premeia o trabalho do agricultor.

 

A combinação entre a inteligência criativa e competência das vossas equipas multidisciplinares tem permitido apresentar ao mercado soluções inovadoras. Quais os desafios nos processos de I&D?

O maior desafio que enfrentamos em qualquer processo de I&D é obter a validação do mercado para as novas soluções que desenvolvemos e apresentamos. É por isso que adoptámos uma metodologia sistemática que nos permite acompanhar cada processo de I&D ao longo das suas fases. Sabemos quão estimulantes são os processos de I&D para as pessoas envolvidas mas, como fazem parte de outras equipas multidisciplinares, é necessário garantir o fio condutor e o foco nos objectivos. Graças a isso temos visto as nossas soluções inovadoras a serem premiadas — cito como exemplo o Best Catering Equipment Innovation que ganhámos da Gulfood, uma das maiores feiras mundiais do nosso sector. Para a MERCATUS, o valor dos prémios vai muito além do orgulho e da visibilidade imediata: utilizamo-los para alavancar a implantação e o crescimento da nossa marca, o que se traduz em mais negócios e melhores margens.

 

Considera que os sistemas de incentivos do PORTUGAL2020 e os benefícios fiscais se encontram adequados às necessidades de investimento da empresa?

A Mercatus tem aproveitado da melhor maneira possível os sucessivos programas e sistemas de incentivos. Temos contado com um ótimo apoio da HM Consultores e a nossa colaboração traduziu-se em altas taxas de aprovação e de realização em todos os programas a que concorremos nas duas últimas décadas. O PORTUGAL 2020 foi o mais recente e, tendo em conta o sobre-endividamento da economia portuguesa, entendemos que os benefícios fiscais e as taxas de comparticipação são adequados.

 

Sendo uma empresa com elevada taxa de exportação, quais considera ser os estímulos necessários para ultrapassar a situação atual mundial?

Estamos perante uma oportunidade de única de adotar um modelo de desenvolvimento económico que seja sustentável face aos recursos disponíveis na Natureza. Defendemos por isso que as políticas governamentais de estímulo económico sejam orientadas para a renovação ou criação de empresas e para a introdução de critérios de mercado que majorem os resultados conseguidos no âmbito da sustentabilidade.