Ao longo de mais de 30 anos, a HM Consultores contou com o apoio de parceiros essenciais ao seu sucesso. Para a newsletter deste mês entrevistamos Ricardo Parreira, CEO da PHC Software.
A PHC é uma empresa de software de referência, tendo ganho o prémio de melhor software de gestão do ano de 2020. Na vossa opinião o que contribuiu para esse reconhecimento?
Ganhar o título de melhor software de gestão é algo que nos orgulha muito, especialmente por ser uma distinção que temos ganho há vários anos e que espelha que a PHC é a marca de referência em Portugal para a gestão das empresas. Os nossos clientes percebem a vantagem de ter um software que se adaptada à sua medida e dá resposta às suas necessidades de gestão, o que se traduz em clientes mais satisfeitos e com mais bem preparados para os desafios do negócio.
As vossas soluções são mais do que softwares de gestão, são ferramentas de gestão. Qual a v/ opinião sobre as estratégias dos gestores nacionais?
Existe uma mudança em curso na gestão que se traduz na forma como os gestores olham para a tecnologia. O gestor que tinha software apenas para tratar da sua faturação tem vindo a ser substituído por aquele que percebe que a sua empresa necessita de digitalizar as diferentes áreas da sua empresa. Cada vez mais, temos gestores portugueses a procurar soluções integradas e que respondem a áreas como as vendas, logística, recursos humanos, suporte, entre outras. O futuro passa por esta integração e Portugal caminha nesse sentido. Mas existe ainda uma parte do tecido empresarial que terá de se adaptar a esta nova forma de pensar. E é essencial que o façam para darem o salto de competitividade que o país precisa.
A escolha e mudança de um software tem um impacto significativo na atividade de uma empresa, podendo ser um processo catastrófico se a escolha não for adequada. Quais os principais fatores ou características que as empresas devem privilegiar neste processo de seleção?
A escolha de um software de gestão é hoje uma das decisões mais importantes que um gestor faz. Não pode ser levada de ânimo leve, pois é um investimento de longo prazo tão detalhado quanto a especificidade do seu negócio. É por isso que quem compra software de gestão deve ter em conta três variáveis fundamentais. Primeiro, a solidez da empresa que desenvolve o software, pois isso é uma garantia de atualizações futuras como é o caso das atualizações legais e fiscais. Uma empresa sólida não desaparece em dois anos e é importante que quem está a comprar software tenha essa segurança. Depois, a capacidade de crescimento e adaptação do produto. Quem compra software de gestão não compra apenas a solução atual, mas a capacidade que o produto tem para crescer e se adaptar às necessidades de uma empresa; é necessário pensar que uma empresa que cresça e necessite de mudar de software terá custos de mudança e formação. Mas, se já tiver um software que está em permanente crescimento e permite adaptar-se a novas circunstâncias, terá logo uma vantagem competitiva. Por fim, escolher uma empresa com uma rede de parceiros que dá segurança no aconselhamento e na implementação; algo fundamental para que o processo corra da melhor forma e adaptado às necessidades do cliente. Se as empresas tiverem estes três pilares em conta, farão melhores escolhas.
A PHC tem vindo a criar sistemas de avaliação e envolvimento dos trabalhadores, como é exemplo é o projeto Best Experience. Quais as vantagens deste tipo de programas?
Hoje, existe uma verdadeira guerra pelo talento. As empresas necessitam de criar condições para terem as pessoas certas na sua melhor performance, algo que só é possível com uma cultura profissionalizada que crie condições para todos estarem no seu melhor, com produtividade e bem-estar. Isto permite ter uma empresa em alta velocidade e com uma capacidade incrível de criação de valor. É isso que o Best Experience at Work vai trazer e que permitirá que o impacto emocional de trabalhar na PHC seja que cada um dê o melhor de si mesmo.
O ano de 2020 trouxe desafios transversalmente ao tecido empresarial, especialmente na necessidade de digitalização de processos. Qual o impacto que teve na PHC?
O ano de 2020 foi um ano de adaptação constante aos desafios. Felizmente, a PHC tem a maioria dos processos digitalizados e estávamos preparados para o trabalho remoto, com uma metodologia em curso e a liderança treinada. Isto permitiu que tirássemos o melhor desse desafio, mesmo que fosse uma novidade ter a empresa toda em simultâneo em casa. Aproveitando as vantagens do digital, acabámos por inovar em muitos dos nossos processos internos, como a adaptação em 15 dias do nosso maior evento para um formato digital, o surgimento de novas formas de comunicação interna, formação em formato digital, recrutamento à distância entre outros. Esta aprendizagem permite-nos pensar num futuro modelo híbrido em que aproveitamos o melhor dos dois mundos.
Quais consideram ser os maiores desafios dos gestores para 2021?
Numa situação como a que vivemos é preciso tomarmos decisões que não hipotequem o futuro das empresas e do país. Neste sentido, o maior desafio de todos será manter as empresas viáveis e preparadas para o dia após a crise económica que advém da pandemia. Foi por isso que desde cedo tomámos a decisão de não despedir ninguém por causa da crise e continuámos a nossa estratégia de longo prazo, pois só assim estaremos em condições de aproveitar a retoma quando esta chegar. Obviamente, que fizemos adaptações rápidas às necessidades do mercado, mas é importante mantermos as empresas preparadas para o dia depois da crise.
Ricardo Parreira
CEO da PHC Software