O Presente e o Futuro do Vinho Nacional
Forte dinamismo de compra e venda de empresas, diversificação de produtos e novas estratégias de comunicação – eis o resumo do que está a acontecer no setor vitivinícola. A atividade da HMW assim o indica, mas não gostamos de ficar pelo empirismo.
Francisco Matos e Silva, Consultor Comercial, traz estatísticas e conhecimento para cima da mesa do Mãos na Massa na sua conversa com Bernardo Freire, Gestor de Marketing da HM Consultores.
Seguem algumas das questões colocadas: Quais são os mercados mais promissores atualmente para o vinho português — e quais os mais saturados ou difíceis? O vinho português está a conseguir contar bem a sua história lá fora? Numa altura em que se fala tanto em transição verde e sustentabilidade, como é que estas questões estão a ser tratadas no setor dos vinhos?
“O Mercado está mais lento”
Em Portugal, as exportações subiram de 2023 para 2024. Este indicador vai em contraciclo com os mercados globais, que notam uma descida de exportações e importações. Apesar deste indicador ser positivo para as empresas portuguesas, a perceção do setor é de que a procura por vinho nacional está a diminuir e o consumo, modo geral, mantém-se constante (em vários mercados os analistas referem mesmo que o consumo está, de facto, a diminuir).
Compra e Venda de Ativos Vitivinícolas
Em períodos de recessão no setor, é frequente que as empresas com maior solidez financeira procurem crescer através de aquisições. Nesses momentos, os concorrentes que pretendem reduzir ou cessar a sua atividade tendem a aceitar vender por valores mais baixos do que aceitariam em fases de expansão e maior liquidez.
A este propósito, o nosso convidado refere que:
O que temos visto nos últimos anos são empresas que vão comprando produtores noutras regiões. Estão a criar grupos. […] A maior parte das empresas pequenas não tem capacidade e vai acabar por cair porque os custos fixos da adega são demasiado grandes.
Francisco Matos e Silva
Em Análise: Portugal em Garrafa
Ouça o episódio do Mãos na Massa sobre o ponto de situação do vinho nacional no Spotify ou no Apple Podcasts.