No âmbito do programa Recuperar Portugal, as causas climáticas são um dos pontos de maior importância. De modo a assegurar o desenvolvimento de projetos com forte contributo para a melhoria dos sistemas de transporte coletivo, o programa Recuperar Portugal apresenta a componente C15 – Mobilidade Sustentável.
Tem presentes os objetivos de assegurar o desenvolvimento de projetos robustos, com forte contributo para a melhoria dos sistemas de transporte coletivo, que promovam o reforço e a utilização crescente do transporte público, reduzindo a dependência do transporte individual rodoviário, promovendo a descarbonização do setor dos transportes, e que tenham um importante contributo para a recuperação dos efeitos económicos e sociais resultantes da crise pandémica, em particular ao nível do emprego.
Este programa conta com as seguintes Reformas:
TC-r31: Reforma do Ecossistema dos Transportes
Os investimentos estão divididos em três vetores:
TC-C15-i01: Expansão da Rede de Metro de Lisboa – Linha Vermelha até Alcântara | 304 M€ |
TC-C15-i02: Expansão da Rede de Metro do Porto – Casa da Música-Santo Ovídio | 299 M€ |
TC-C15-i03: Metro Ligeiro de Superfície Odivelas-Loures | 250 M€ |
TC-C15-i04: Linha BRT Boavista – Império | 66 M€ |
TC-C15-i05: Descarbonização dos Transportes Públicos | 48 M€ |
- i01: Expansão da Rede de Metro de Lisboa – Linha Vermelha até Alcântara (304 M€)
Investimento sob responsabilidade do Metropolitano de Lisboa, EPE, o prolongamento da Linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa (ML) até Alcântara, cuja estação se constituirá como um novo importante interface de transportes, articulando com os serviços ferroviários suburbanos contribuirá, decisivamente, para a melhoria significativa da mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa.
- i02: Expansão da Rede de Metro do Porto – Casa da Música-Santo Ovídio (299 M€)
Com o objetivo de expandir a cobertura territorial do sistema de metro na Área Metropolitana do Porto e reduzir os problemas de congestionamento do eixo Porto – Vila Nova de Gaia. Com este investimento, cuja execução será levada a cabo pela Metro do Porto, SA, pretende-se expandir a rede do Metro do Porto, com a construção de uma nova linha com uma extensão de 6,74 km em via dupla.
- i03: Metro Ligeiro de Superfície Odivelas-Loures (250 M€)
A periferia a noroeste de Lisboa concentra uma franja relevante de população que trabalha ou estuda na capital, originando deslocações pendulares, com grande expressão em transporte individual, face à ausência de alternativas. Importa, assim, construir uma oferta de transporte público coletivo mais eficiente, atrativa e ambientalmente sustentável, promovendo a redução da dependência do transporte individual e contribuindo para a redução das emissões de GEE.
- i04: Linha BRT Boavista – Império (66 M€)
A implementação do Passe Único na AMP e a crescente dinâmica económica e turística da cidade do Porto vieram criar um acréscimo de procura aos meios de transporte já instalados, o que acrescenta uma maior pressão sobre o sistema de transportes, justificando um aumento da oferta através da expansão da rede do Metro do Porto.
- i05: Descarbonização dos Transportes Públicos (48 M€)
Apesar das melhorias registadas nos últimos anos, a idade média das frotas de transporte público em Portugal é elevada e apresenta baixa incidência de veículos ambientalmente mais sustentáveis. Pretende-se com este investimento, promover o lançamento de um programa de apoio à aquisição de autocarros limpos afetos ao transporte público rodoviário e respetivos postos de carregamento/abastecimento.
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