A Standard America, empresa brasileira que fabrica placas eletrónicas, vai expandir o negócio e instalar uma fábrica em Portugal. A empresa industrial recebeu um incentivo do Portugal 2020, através de um projeto realizado com a HM Consultores, no valor de 1,7 milhões de euros, e espera ainda arrecadar mais junto de investidores privados, para construir uma fábrica em Soure. O objetivo é concluir o projeto no primeiro semestre de 2020 e contratar entre 80 a 100 pessoas.
A empresa tinha anunciado, em outubro do ano passado, que estava a concorrer ao Portugal 2020 para a realização deste projeto. Agora, vem confirmar que recebeu o apoio. “É oficial: a Standard America, industrial brasileira de placas eletrónicas, com sede em Campinas (São Paulo, Brasil), finalizou todas as etapas classificatórias do projeto Portugal 2020”, pode ler-se no comunicado enviado às redações esta quinta-feira, 19 de agosto.
De acordo com o comunicado, o apoio do Portugal 2020 será na ordem de 1,7 milhões de euros. Contudo, a Standard America “pretende captar cerca de 10 milhões de euros a partir de fundos privados”. Para já, a empresa garante já ter sido procurada por estes privados, que “sinalizam investir também” neste projeto.
Hidalgo Dal Colletto, presidente do grupo Standard, que agrega as marcas Standard America (presente no Brasil e nos Estados Unidos) e STD Europe, adianta ainda que, com a nova fábrica em Soure, serão criados “entre 80 e 100 empregos diretos no primeiro ano”, para além dos postos de trabalho indiretos que poderão ser criados.
O terreno para a construção da fábrica já está escolhido e as obras deverão arrancar em outubro. A empresa espera que a fábrica esteja construída no primeiro semestre de 2022 e, no primeiro ano de operação, estima faturar 2 milhões de euros, com duas linhas de produção. Portugal servirá de base para servir todo o mercado europeu.
Jornal de Negócios
19.08.21