A MagazineHM #35 apresenta a entrevista realizada a Tiago Patrício Gouveia, Diretor do Caramulo Experience Center, empresa cliente da HM Consultores. O Caramulo Experience Center foi inaugurado em abril de 2022 e assume-se como uma extensão do Museu do Caramulo, dedicado ao automobilismo.

Entrevista

Situado na Vila do Caramulo, o Caramulo Experience Center promete uma viagem no tempo e uma experiência personalizada. Quais são os aspetos que permitem esta diferenciação?

Tiago Patrício Gouveia

O Caramulo Experience Center (CEC) é simultaneamente um espaço museológico e uma oficina de reparação em funcionamento, trazendo uma experiência dinâmica aos visitantes e com uma perspectiva diferente de um espaço estático. Tanto pela actividade normal inerente a uma oficina mas também na possibilidade de ver veículos históricos em diferentes fases de montagem.

 O CEC vive muito dos que restauram, conduzem e respiram automóveis e motos antigas. Qual é o papel que pretendem que o CEC tenha na manutenção do entusiasmo automobilista?

Queremos que as pessoas sintam que têm aqui uma solução para os problemas dos seus veículo, mantendo assim a capacidade de os utilizarem e tirarem proveito dessas experiências ao longo da vida. Creio que também conseguimos passar esta paixão a cada vez mais pessoas, ajudando a trazer mais coleccionadores para o meio, que a prazo ajudarão a manter o património histórico automóvel na estrada e em boas condições de conservação.

O CEC foi inaugurado em abril de 2022, depois de um conturbado período pandémico. Como têm sido a retoma do turismo?

A retoma foi quase instantânea, ou assim pareceu. Já estamos em números normais de pré-pandemia e a inauguração do CEC não podia ter acontecido numa altura melhor. Desde a nossa abertura, já fomos visitados por cerca de 3.000 pessoas, ficando desde já demonstrada a relevância deste espaço e a sua utilidade enquanto polo de atracção cultural nesta região.

A criação do CEC teve o apoio de uma candidatura de Inovação Produtiva no âmbito do Portugal 2020, que vos ajudou na melhoria do espaço e na aquisição de equipamentos. Qual é o vosso feedback dos fundos comunitários? Consideram que estão adequados?

Este fundo foi com certeza uma importante ajuda para a viabilização deste projecto. É um valor disponibilizado a fundo perdido e só podemos agradecer este apoio cedido pela UE. Naturalmente que há sempre espaço para melhoria, como menos burocracia, mais flexibilidade e pagamentos atempados, à data ainda não recebemos nada. Claro que se fosse assim tão fácil a razão de existência da HM Consultores poderia estar em risco!

O CEC tem sido definido como “a garagem de sonho para quem gosta de carros clássicos”. De que forma é que têm investido para continuar a corresponder a esta descrição?

Muito no lado estético do espaço. Não são apenas os veículos que fazem a garagem de sonho, mas também os posters, reclames, imagens de época, e sempre originais. Ainda estamos a concluir o projecto, onde vamos juntar um simulador e mais algumas experiências interactivas. Neste momento já é possível alugar um carro antigo e fazer um passeio pela Serra do Caramulo. Ideias não faltam e faremos seguramente um desenvolvimento continuo para enriquecer a visita ao espaço.

Tiago Patrício Gouveia, Diretor

Caramulo Experience Center