Porque Gostas de Trabalhar na HM Consultores?

separator

Sincronizar o Sucesso

Quem não deseja trabalhar num ambiente em que a positividade gera positividade? Um bom ambiente de trabalho é fundamental para o sucesso de qualquer empresa e cabe à mesma organizar uma política que fomente o relacionamento saudável entre colaboradores. As vantagens são sentidas no aumento dos índices de humor, saúde mental e até desempenho pessoal, que se vão refletir no bem-estar financeiro da empresa.

Para isso, é necessário envolver os colaboradores, dar-lhes o espaço necessário para se expressarem e garantir que é estabelecida uma dinâmica de equipa, em vez de uma dinâmica de grupo. Neste aspeto, importa recordar que os profissionais envolvidos na tomada de decisão são, com frequência, aqueles que têm mais propensão a empenhar-se para cumprir os seus objetivos.

 

As Novas Tendências do Trabalho em 2022

A Quarta Revolução Industrial chegou. A passagem de ano levou muitos especialistas a descrever as tendências que iriam marcar o mundo do trabalho em 2022. É imperativo que as empresas façam uma análise de dentro para fora e de fora para dentro, sob pena de se tornarem num player obsoleto no mercado.

Estas são 4 das tendências mais abordadas:

  • Novos Talentos Precisam-se
    • A crescente digitalização e automação do trabalho requer colaboradores que consigam responder às novas exigências. Em suma, é preciso qualificação e requalificação dos quadros, de modo a garantir que são desenvolvidas as habilidades que acrescentam valor às organizações. Mesmo os colaboradores atuais das empresas devem passar por processos de formação que os permitam aprender novas competências para otimizar o seu desempenho (upskilling) ou oferecer formação para que este seja realocado a um novo posto de trabalho (reskilling). O primeiro especializa, enquanto o segundo garante versatilidade.
  • A Sustentabilidade Como Prioridade
    • A transição para uma economia verde foi largamente discutida na última década e têm sido dados babysteps nesse sentido. Há toda uma nova geração a instruir-se e a começar a incluir a sustentabilidade como um pilar central no modelo de negócio. É mais urgente do que nunca passar da teoria para a prática, até porque o mercado está cada vez mais exigente com a responsabilidade social das empresas. Sendo, por vezes, um fator decisivo na tomada de decisão: compro nesta ou naquela empresa?
  • Novos Modelos de Trabalho
    • O modelo de trabalho híbrido, parte presencial, parte remoto, bem como a flexibilidade horária vingaram durante a pandemia. Os modelos vieram para ficar por dois motivos:
      • As empresas transformaram-se digitalmente, adquiriram tecnologia que os permitiu integrar a informação em sistemas e garantiram que a comunicação fora do escritório não está comprometida;
      • Os colaboradores perceberam que alguns trabalhos podiam ser realizados em casa e em menos tempo, sem prejuízo para as empresas, promovendo o equilíbrio entre o labor e a vida pessoal. Este tornou-se, assim, um fator de competição para atrair novos talentos, que estão à procurar os novos modelos de trabalho.
  • Equidade e Proteção Social
    • Todos nascemos iguais mas em casas de partida diferentes. Por esta razão, a igualdade (oferecer os mesmos recursos a todos) está a dar lugar à equidade (adaptar os recursos às necessidades de cada um) nas organizações. É preciso também ter em conta as diferentes necessidades e circunstâncias de cada um. Esta forma de estar em sociedade levanta questões de recursos humanos, mas também de empatia e liderança.

 

Gosto de Trabalhar na HM Consultores porque…

Para perceber um pouco o que motiva os colaboradores a trabalhar na HM Consultores, fomos diretos ao assunto.

Aqui ficam alguns testemunhos, sempre com bom humor!

Pelo bom ambiente entre a equipa e pelas ligações que se criam, quer presenciais, quer pelo telefone. Adquirem-se conhecimentos a vários níveis, desde a forma como as entidades operam até aos recursos humanos. O valor está nas pessoas e não no valor que nos é dado (ou não!!).

Porque trabalho diariamente com uma equipa solidária, com vontade de apresentar resultados e sempre pronta a partilhar informação que me permite crescer enquanto profissional. É uma empresa que disponibiliza o formato de trabalho híbrido (fundamental para que os colaboradores possam organizar-se e tenham a liberdade de escolher onde querem trabalhar nos dias de teletrabalho), demonstrando assim preocupação com a vida pessoal do colaborador.

Porque o escritório do quarto andar tem uma ótima temperatura todo o ano e permite legitimar a utilização da frase: “Aqui no quarto não sentimos frio nenhum”.”

Os principais fatores que me levam a gostar de trabalhar na HM Consultores são o espírito de entreajuda que se vive com toda a equipa, onde sinto que existe bom relacionamento interpessoal e partilha constante de conhecimentos e a possibilidade de me dedicar a diversos projetos de diferentes áreas, que me fazem crescer profissionalmente.

Porque a HM tem vindo a introduzir mudanças e novas filosofias de trabalho que me agradam. Um exemplo disso é a adoção do sistema misto de trabalho, entre teletrabalho e presencial. Porque há uma boa dose de autonomia no trabalho, um bom equilíbrio entre liberdade e disciplina. Porque há um bom ambiente de trabalho que afeta de forma positiva o desempenho, nomeadamente uma postura positiva e comunicação fácil entre chefias intermédias e colaboradores.

Equipa jovem e dinâmica, o que permite adaptar rapidamente a qualquer desafio do mercado. Diversidade de setores e empresas clientes, o que permite estar em contacto próximo com várias realidades, estando em constante aprendizagem.

A autonomia na tomada de decisão do dia-a-dia e na forma de realizar o trabalho, o espírito de equipa, a oportunidade de implementar novos projetos e ideias, a experiência de diferentes funções e responsabilidades, bem como o contacto com pessoas de diferentes setores e backgrounds fazem com que na HM me sinta em casa!

Porque a empresa também é aquilo que os colaboradores fazem dela.