Como Medir o Desempenho do Enoturismo?
O enoturismo está em voga e de região para região, de produtor para produtor, as práticas e visões diferem. No entanto, todas enfrentam o mesmo desafio: como medir com eficácia o desempenho do enoturismo?
Em parte, segundo a nossa convidada desta edição do Mãos na Massa, a medição é qualitativa. No entanto, existem métricas quantitativas que podem ajudá-lo a definir o rumo e a avaliar se a atividade está a ser bem-sucedida.
Mais sobre este e outros tópicos no episódio apresentado por Francisco Leitão, Business Developer da HMW, com participação ativa de Madalena Vidigal, Consultora e Formadora especializada em Enoturismo; Autora do website EntreVinhas.com; e criadora do podcast “5 Minutos de Vinho”.
É provável que nunca se tenha falado tanto neste tópico e, entrando noutro subtema desta edição, é compreensível que esta experiência que alia o turismo ao prazer do vinho se queira cada vez mais personalizada. As empresas devem mesmo munir-se dos melhores especialistas para extrair o máximo potencial da sua atividade. Esta edição pode ser o ponto de partida…
Com perguntas como: Quais são os principais benefícios do enoturismo para as empresas? Que experiências é que estão a ser valorizadas pelos enoturistas contemporâneos e como é que as empresas se podem adaptar às suas expetativas?
O Enoturismo Além da Adega
Importa também salientar que este serviço resulta da sinergia de vários players da região, sendo, por vezes, determinante para o desenvolvimento rural da mesma. Conforme reflete a nossa convidada:
O enoturismo, bem feito e gerando atividade económica, está a contribuir para a sustentabilidade da região. Os benefícios não podem ser vistos apenas para a minha adega e para o meu negócio.
Madalena Vidigal
Em Análise: O Valor do Enoturismo
Ouça o episódio do Mãos na Massa sobre a importância e impactos do enoturismo o Spotify ou no Apple Podcasts.