A MagazineHM #70 apresenta a entrevista realizada a Manuel Costa Lima, Formador e Consultor em Gestão de Marketing e Vendas.
Com mais de 20 anos de experiência em várias empresas de formação e consultoria de gestão, desenvolveu e dinamizou ações de formação e programas de consultoria nas áreas de técnicas de vendas, liderança, gestão e animação de equipas comerciais, atendimento (front office e back office), definição de objetivos, resolução de problemas, tomada de decisão e criatividade. Foi durante 7 anos Secretário-Geral da CCIPR – Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Roménia, onde liderou a promoção da internacionalização das empresas associadas e coordenou iniciativas de apoio à exportação e à cooperação económica bilateral.
Entrevista

1. O Manuel Costa Lima conta com 20 anos de experiência acumulada na área da Formação e Consultoria para Vendas. Quais são as principais mudanças que observa nas dinâmicas de vendas e nos perfis de clientes?
As principais mudanças observadas foram:
NAS DINÂMICAS DE VENDA
- Digitalização do processo de venda (e-commerce, marketplaces e redes sociais);
- Vendas consultivas e personalizadas ( mais focadas na solução dos problemas);
- Ciclo de vendas mais curtos (ou mais longos, dependendo do mercado);
- Integração entre Marketing e Vendas (trabalho em equipa);
- Valorização e experiências dos clientes (suporte pós-venda passou a fazer parte da estratégia comercial).
NOS PERFIS DE CLIENTES
- Cliente mais informado e exigente;
- Valorização de personalização (atendimento sob medida);
- Maior influência das comunidades e redes sociais (os seus poderes na influência da compra);
- Preocupações com a sustentabilidade e a ética (consumo mais consistente e empresas com maior responsabilidade social e ambiental;
- Multicanais (a transição entre o físico e o digital e sua consistência).
RESUMO
Antes
Vendas focadas em produto
Clientes passivos
Comunicação unidirecional
Decisão baseada em preço
Vendas isoladas
Agora
Vendas focadas em solução e valor
Clientes proativos e informados
Comunicação multicanal e contínua
Decisão baseada em experiência
Vendas integradas
2. Tem acompanhado de perto o cluster das empresas têxteis. Como caracteriza, hoje, os principais desafios e oportunidades deste setor no âmbito das vendas?
Os principais desafios e oportunidades do setor têxtil em Portugal, no âmbito das vendas, refletem as transformações tecnológicas, comportamentais e económicas atuais. Aqui está uma caracterização atualizada:
DESAFIOS:
- Mudança no comportamento do consumidor;
- Forte concorrência e globalização;
- Melhor adaptação às novas tecnologias e automação;
- Ciclo de vendas mais complexos;
- Privacidade e regulamentações (estar atento às novas regras quer internas quer externas).
OPORTUNIDADES:
- Melhorar a organização e planeamento Vendas (segmentação de clientes; analises de vendas; curva de dispersão de clientes, etc…);
- Transformação digital;
- Vendas por redes sociais e os canais alternativos;
- Sustentabilidade como diferencial de marca (os Consumidores valorizam marcas com propósito, práticas éticas e compromisso ambiental;
- Formação/consultoria continua das equipas de vendas (focada no pragmatismo).
3. Pode contar-nos alguma experiência profissional que tenha sido particularmente marcante? Porquê?
Quando fui Gerente Comercial numa empresa distribuidora do Grupo Sumol (Mindorgal) sita em V. N. Famalicão, foi-me proposto, pela administração, reestruturar o departamento de vendas e distribuição. Tive a oportunidade de desenvolver e aplicar um novo conceito para os nossos motoristas/distribuidores. Os motoristas eram funcionários da empresa e foi-lhes proposto passarem a motoristas/distribuidores Autónomos, que consistia no seguinte:
- Seria elaborado um contrato de prestação de serviço, onde trabalhariam por conta própria, sendo nossos distribuidores em exclusivo e tinham garantido um determinado volume de entregas e uma comissão sobre o volume de entregas. Dos 8 motoristas conseguimos acordo com 4 dos mais novos admitidos.
Iniciámos o processo e ao fim de um determinado período tivemos os seguintes resultados:
- Os 4 motoristas que distribuíam 250 caixas diariamente passaram a distribuir 350 caixas. Os ganhos dos motoristas aumentaram substancialmente;
- Os motoristas que inicialmente não faziam parte do acordo quiserem fazê-lo de imediato.
PORQUÊ:
Foi marcante porque não foi nada fácil implementar esta decisão. Houve muitas contrariedades, mas com firmeza, liderança e muito trabalho conseguimos atingir os objetivos.
4. Que papel desempenham a personalização e a segmentação (por exemplo, perfis juniores vs. sénior) no desenho de ações formativas eficazes para equipas comerciais?
PERFIS JUNIORES:
- Necessitam de formações introdutórias focadas em técnicas de venda mais básicas: plano de vendas e objetivos, programas e relatórios , conhecimento do produto, abordagem ao clientes;
- Formação continua – simulações (“teatro de vendas”);
- Acompanhamento no terreno (visitas a clientes);
- Entrevista de avaliação do desempenho.
PERFIS SÉNIOR:
- Necessitam de conteúdos mais avançados, como negociações mais complexas, vendas consultivas, gestão de conta dos clientes estratégicos;
- Valorização de casos reais, discussão de desafios práticos e discussão e construção mútua de soluções;
- Liderança eficaz contribuindo ativamente, com a sua experiência, tornando a formação mais colaborativa;
- Entrevista de avaliação do desempenho.
AÇÕES FORMATIVAS EFICAZES DAS EQUIPAS COMERCIAIS: (Maior relevância e compromisso)
Segmentar e personalizar:
- Aumentar o envolvimento dos participantes para perceberem o valor intrínseco da formação;
- Evitar conteúdos redundantes ou irrelevantes, o que reduz a frustração e aumenta a perceção da utilidade da formação;
- Melhorar a retenção de conhecimento, pois as pessoas aprendem e apreendem mais quando os conteúdos fazem sentido para o seu contexto;
- Escolher metodologias e formatos mais eficazes;
- Maior investimento na formação;
- Ajustar os conteúdos com as necessidades reais dos formandos;
- Personalizar e segmentar a formação é fundamental para maximizar a rentabilidade das equipas de vendas.
5. Apesar das competências emergentes, como a literacia digital, o que é que nunca mudou nem vai mudar na maneira como encara o ofício comercial?
- Independentemente da mais ou menos literacia digital, o que nunca irá mudar nas vendas é o relacionamento humano a sua centralidade e confiança;
- Ter mais ou menos ferramentas tecnológicas ao dispor isso não significa que o ato da venda não continua a ser um processo de contacto com o cliente, criar ligação, gerar valor e desenvolver confiança mútua;
- Os grandes pilares do desempenho do homem de vendas são: saber ouvir; empatia; ética e compreender as reais necessidades do cliente.
RESUMO:
O mundo está em permanente mudança, todavia a essência da venda a e as relações entre as pessoas manter-se-á intocável.
Formador/Consultor