O que é a Investigação & Desenvolvimento?
A Investigação e Desenvolvimento (I&D) desempenha um papel fundamental nas empresas modernas, impulsionando a inovação e contribuindo para o seu sucesso. De acordo com o Manual de Frascati, que estabelece diretrizes para a recolha de estatísticas sobre I&D, o termo engloba atividades criativas e sistemáticas que têm como objetivo aumentar o conhecimento em diversas áreas e aplicá-lo em novos processos ou produtos.
De acordo com o Manual da OCDE, para ser considerada atividade de I&D, uma iniciativa deve cumprir cinco critérios básicos: ser inovadora, criativa, incerta, sistemática e transferível e/ou reprodutível. Esses critérios devem ser atendidos sempre que uma atividade de I&D for realizada, seja de forma contínua ou esporádica.
A I&D abrange três tipos de atividades: investigação fundamental, investigação aplicada e desenvolvimento experimental. A investigação fundamental procura obter novos conhecimentos sobre os fundamentos de fenómenos e factos observáveis, sem foco específico em aplicação ou uso. A investigação aplicada visa adquirir novos conhecimentos com uma finalidade prática ou objetivo específico. O desenvolvimento experimental consiste em trabalhos sistemáticos com base no conhecimento existente, visando a criação de novos produtos, processos ou aprimoramento dos já existentes.
No mundo empresarial, a I&D é considerada um ativo intangível e é apontada como uma solução para impulsionar o crescimento sustentável das empresas e superar a concorrência, devido ao aumento da competitividade e ao valor gerado. Tipicamente são projetos de longo prazo que seguem métodos científicos, embora sem resultados predefinidos, com previsões gerais de benefício comercial.
De que forma é que a Investigação & Desenvolvimento pode beneficiar a minha empresa?
A implementação da I&D resulta em melhorias nos processos de mercado, desenvolvimento de novas técnicas ou tecnologias, crescimento da empresa por meio da expansão de produtos/serviços na mesma ou em novas áreas económicas.
Segundo a R&D Magazine, em 2019, as empresas gastaram globalmente cerca de 2,15 mil biliões de euros em I&D, o equivalente a aproximadamente 2% do PIB mundial. Esse investimento anual tem crescido cerca de 4% ao ano na última década.
A empresa poderá candidatar-se a fundos públicos, como por exemplo os Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) ou Horizonte Europa, para alavancar os seus investimentos em I&D.
Além do mais, uma parte das despesas de I&D das empresas pode ser simultaneamente recuperada por meio do Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial (SIFIDE). Esse benefício fiscal visa aumentar a competitividade das empresas, permitindo a dedução, na coleta do imposto sobre o lucro (IRC), de uma percentagem (até 82,5%) das despesas realizadas.
As despesas elegíveis para estes incentivos financeiros e fiscais incluem:
- Despesas com pessoal diretamente envolvido em atividades de I&D;
- Despesas operacionais;
- Aquisições de ativos fixos tangíveis e intangíveis;
- Matérias-primas, materiais consumíveis e componentes necessárias para a construção de instalações piloto e de protótipos;
- Aquisição de serviços a terceiros, incluindo assistência técnica, científica e de consultoria;
- Contratação de serviços de I&D junto a entidades públicas ou reconhecidas pela Agência Nacional da Inovação ou empresas certificadas com Selo ID;
- Participação no capital de instituições de I&D e contribuições para fundos de investimento, públicos ou privados;
- Custos relacionados a registro, aquisição e manutenção de patentes;
- Despesas com implementação e auditoria do sistema de gestão da investigação, desenvolvimento e inovação (SG IDI – NP 4457:2021);
- Participação de gerentes e executivos na gestão de instituições de I&D; e
- Despesas com atividades de demonstração decorrentes de projetos de I&D apoiados.
O Papel do Departamento de I&D numa Empresa
O departamento de I&D tem como principal objetivo ajudar a empresa a decidir quais produtos e serviços terão sucesso ao serem oferecidos a colaboradores e clientes. Algumas das funções desempenhadas por esse departamento incluem:
- Pesquisa de produtos: descobrir o que torna um produto ou serviço útil, especificações de construção, métodos de marketing e previsão de sucesso;
- Desenvolvimento de produtos: projetar e criar produtos com especificações que os tornem mais úteis;
- Atualizações de produtos: testar e analisar produtos para identificar maneiras de melhorá-los em termos de conforto e usabilidade;
- Controle de qualidade; e
- Pesquisa de mercado: identificar empresas que possam vender o produto, determinar preço, divulgar a disponibilidade do produto, quantidade a ser produzida e o tipo de embalagem mais atraente para novos clientes.
Apesar dos benefícios que um departamento de I&D bem-sucedido pode trazer à empresa (promoção da inovação, relevância organizacional e potenciais incentivos fiscais) é importante considerar os principais desafios enfrentados pelas organizações de I&D: ciclos de inovação acelerados, conexão reduzida com os clientes, projetos com poucas métricas de responsabilidade e priorização de projetos incrementais (de pequeno impacto).
A Ação da HMID em Projetos de I&D
A marca HMID oferece um serviço completo e integrado, que maximiza o potencial de I&D da sua empresa. Encontre abaixo alguns dos serviços que prestamos nesta área:
- Candidaturas e Acompanhamento de Projetos de I&D – Investigação & Desenvolvimento Tecnológico (IDT);
- Candidaturas a Benefícios Fiscais de I&D (ex: SIFIDE II);
- Obtenção do Selo ID;
- Captação de Capital; e
- Implementação de Sistemas de Gestão de I&D – (ex: Norma NP 4457:2021).