A competitividade é um fator-chave em qualquer indústria ou setor de atividade. Para assegurar a boa disputa no mercado, a manutenção da qualidade dos produtos e/ou serviços tem de ser assegurada. Como definir “qualidade”? Independentemente da resposta, esta deve atender às necessidades e expetativas do cliente, garantindo que o valor entregue está em linha com o esperado. Nesta medida, uma empresa encontrará o seu espaço de ação no mercado.
Para gerir e garantir a qualidade nas empresas foram criados os Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), que visam os recursos, procedimentos e responsabilidades de um departamento, conforme o seu objetivo.
SGQ no Contexto da Indústria
No contexto industrial, os Sistemas de Gestão da Qualidade podem ser aplicados a uma gama ampla de atividades, desde a produção até a gestão de recursos humanos. Eles podem ser utilizados para melhorar a qualidade dos produtos e serviços, a segurança do trabalho e reduzir custos. Com isto, pretende-se que a empresa tenha clientes e colaboradores mais satisfeitos.
Os princípios dos SGQ são:
- Foco no Cliente – a empresa deve trabalhar para responder ao cliente de forma satisfatória, prevendo as necessidades futuras e trabalhando num processo de fidelização;
- Liderança – os líderes devem manter um ambiente interno motivador para atingirem os objetivos previstos;
- Envolvimentos das Pessoas – cada colaborador da empresa deve envolver-se com os problemas e procurar soluções;
- Abordagem dos Processos – baseia-se na análise das entradas e saídas da empresa;
- Abordagem da Gestão como um Sistema – gerir processos interrelacionados contribui para atingir objetivos com eficácia;
- Melhoria Contínua – deve ser uma preocupação constante, com avaliação sistemática do desempenho global;
- Abordagem Factual – decisões eficazes são baseadas na análise de factos, dados, informações, entre outros.
Quando materializados, estes princípios traduzem-se numa série de benefícios para as empresas, pois ajudam a identificar e corrigir problemas na qualidade dos produtos ou processos.
Isto leva à questão: De que forma é que os SGQ impactam o posicionamento da empresa? Desde logo, na seleção dos fornecedores, que terá de ser mais exigente. Já no processo de produção, a padronização das tarefas reduz a margem de erro humano e potencia a segurança entre os colaboradores. No fim da cadeia de produção, fica garantida a eficiência e produtiva, que resultam, por exemplo, no aproveitamento global dos materiais e entregas atempadas.
Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade
A implementação de um sistema de gestão da qualidade é um processo complexo que requer o envolvimento de toda a empresa. É importante contar com o apoio de consultores especializados para garantir que o sistema seja implementado com eficácia e eficiência.
O processo de implementação de um sistema de gestão da qualidade pode ser dividido nas seguintes etapas:
- Planeamento: definir os objetivos e elaboração de um plano de implementação;
- Implementação: implementar os processos e procedimentos do SGQ;
- Manutenção: manter o SGQ atualizado e em conformidade com os requisitos aplicáveis; e
- Auditoria: verificar periodicamente se o SGQ está adequado e a funcionar com eficácia.
Uma Questão de Posicionamento
Os SGQ são ferramentas essenciais para o sucesso de qualquer empresa e o macrossetor que é a indústria não é exceção. Eles permitem olhar para os processos de maneira organizada e controlada, precavendo as informações e os recursos necessários a cada etapa do processo. Em última instância, falamos de posicionamento. Qual é o posicionamento que quer dar à sua empresa? Qual é o grau de exigência? Os Sistemas de Gestão da Qualidade são parte de uma resposta apropriada.