Como Vai a Saúde Mental dos Portugueses?

O tema da saúde mental passou de moda a necessidade. Falar de saúde mental é falar de bem-estar, de felicidade e de uma economia produtiva, baseada em pilares humanos e dignos. Numa altura em que mais de metade dos trabalhadores reportam sintomas de burnout, podemos estar a caminhar para uma crise nervosa que vai impactar invariavelmente as empresas.

Apoiada na sua experiência enquanto Investigadora na Universidade Lusófona e Psicóloga Clínica, e tendo por base o relatório do Laboratório Português de Ambientes de Trabalho Saudáveis (LABPATS), Tânia Gaspar veio ao Mãos na Massa comentar sobre a saúde mental dos portugueses em contexto de trabalho.

Com perguntas como: Quais é que são os principais riscos psicossociais identificados no local de trabalho e como é que afetam a saúde mental dos trabalhadores? Como é que o burnout e a satisfação dos trabalhadores influencia os resultados económicos e financeiros das organizações?

O Podcast é conduzido por Bernardo Freire, Gestor de Marketing da HM Consultores.

Para explorar mais sobre este tema, consulte os seguintes artigos HM:

As Mulheres São Particularmente Afetadas?

Resumindo, a resposta à pergunta é: sim. São vários os fatores que contribuem para a particular precariedade da saúde mental da mulher e não importa a idade, pois, como refere a nossa convidada:

Os indicadores de saúde mental nas mulheres são sempre menos positivos desde os 7 anos até às pessoas idosas

Tânia Gaspar

Descobre as razões nesta edição do Mãos na Massa! Entender o problema é meio caminho andado para o resolver, como nos ensinam os princípios da gestão empresarial.

Em Análise: Burnouts e os Efeitos no Negócio

Ouça o episódio do Mãos na Massa sobre os efeitos do burnout no negócio e como cuidar da saúde mental dos trabalhadores no Spotify ou no Apple Podcasts.

➡️ Apple Podcasts