Objetivo
A ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental é o referencial normativo internacional que demonstra o compromisso voluntário da empresa com o seu desempenho ambiental. É a ferramenta de gestão ambiental mais reconhecida no mundo.
Tem como objetivo reconhecer que a empresa identifica e compreende os aspetos ambientais das suas atividades, tendo em vista a produção de produtos ou prestação de serviços, e os impactos ambientais associados. Utiliza uma abordagem por processos, que incorpora o ciclo PDCA de melhoria contínua, o pensamento baseado em risco e a perspetiva de ciclo de vida. É aplicável a organizações de todos os tipos e tamanhos, independentemente do seu setor ou atividade.
Porquê implementar a ISO 14001?
- Foco na sustentabilidade: a empresa passa a agir de acordo com as melhores práticas ambientais e responsabilidade social corporativa.
- Essencial para exportar: a certificação auxilia a viabilizar a exportação para mercados mais exigentes.
- Redução de custos: ao estabelecer indicadores ambientais, ações preventivas e um sistema de controlo de resíduos, reduz-se o desperdício e, como consequência, os custos operacionais.
- Retenção dos colaboradores: os colaboradores estão cada vez mais exigentes e a garantia de que a sua saúde e segurança é uma prioridade aumenta não só os níveis de felicidade no trabalho como de retenção.
Quais são os Benefícios?
Os benefícios da implementação da ISO 14001 incluem:
- Vantagem competitiva: uma empresa que revele consciência ambiental é mais bem-encarada pela sociedade e pelo mercado.
- Processos mais eficientes: redução de consumos, minimização do tratamento de resíduos e efluentes, entre outros.
- Conformidade legal: a norma garante que são identificados e monitorizados os vários requisitos ambientais que se aplicam nos processos da empresa, o que reduz a probabilidade de penalizações e coimas.
- Envolvimento: quando a empresa se certifica com esta norma, passa uma mensagem de envolvimento da gestão de topo e dos colaboradores na gestão ambiental.
A ISO 14001 é uma norma certificante, o que significa que as empresas que a implementam podem ser certificadas por um organismo acreditado. A certificação é uma demonstração de que a organização cumpre os requisitos da norma.