O Grupo HM Consultores celebra 35 anos de atividade, um marco que sublinha a resiliência de um Grupo que faz da sua experiência um ativo precioso para responder cada vez melhor às necessidades e expetativas dos seus clientes.

 

Humberto Martinho

Adaptação é a palavra-chave que me surge quando penso no trajeto percorrido até ao momento. Adaptação ao mercado, aos desafios e a cada cliente que fez história no Grupo HM Consultores. Tem sido através desta capacidade que a empresa enfrentou as ameaças do ambiente externo e aproveitou as oportunidades que delas derivaram, fortalecendo a sua posição no setor da consultoria de gestão e negócios. Esta resposta positiva deveu-se, em grande medida, a um processo exigente de captação de talento, que reforçou a capacidade dos nossos quadros e permitiu o cumprimento da nossa missão: melhorar a competitividade dos clientes por via de assessoria de incentivos ao investimento e benefícios fiscais e do redimensionamento das restantes áreas de negócio.

Com o virar da página da pandemia de COVID-19, que muito afetou o tecido empresarial, não houve tempo para bonanças. A economia global continua sob assalto com variáveis como:

  • A guerra na Ucrânia, consequência da agressão russa;
  • A inflação galopante;
  • A subida das taxas de juro;
  • A quebra das cadeias de abastecimento; e
  • O agravamento dos custos de produção, em particular com os aumentos do gás e da eletricidade.

Face a este panorama, adivinham-se tempos difíceis, mas também de resistência, de alianças. Porque atuar no mercado de forma isolada ou restrita é cada vez mais uma impossibilidade para as PME. O crescimento sustentável advém de uma combinação de fatores, que vão da gestão de investimentos e respetivos financiamentos (subvenções, necessidades de capital ou crédito), à qualificação dos recursos humanos, inovação e desempenho operacional. Com base nestes pilares, temos figurado como os parceiros estratégicos que caminham lado a lado com os clientes para que estes capitalizem e mobilizem as novas oportunidades.

Nesse tópico em particular, o presente e o futuro dos apoios comunitários em Portugal é abastado: não só decorre o PRR, que se destaca para as empresas por meio das agendas mobilizadoras para a inovação empresarial, como também se aproxima o Portugal 2030, que vai arrancar com €4,6 mil milhões de incentivos às empresas. A começar em meados de janeiro de 2023, o novo quadro financeiro plurianual será uma ferramenta importante para a investigação, inovação, digitalização, internacionalização, sustentabilidade e coesão, contribuindo para a resiliência e capacidade de investimento dos empresários.

Dentro de portas, o futuro também é entusiasmante para o Grupo HM Consultores. Muito em breve serão inauguradas duas novas áreas de negócio:

  • Assessoria na internacionalização das empresas no mercado do Médio Oriente; e
  • Apoio à Investigação & Desenvolvimento, em parceria com o PCI da UA.

Porquê? Porque trabalhamos diariamente numa lógica de inovação e identificação de oportunidades para os nossos clientes. Mais do que o compromisso para com a excelência, a expansão da nossa oferta reflete, mais uma vez, a adaptação constante de uma empresa que, apesar dos seus 35 anos, se recusa a envelhecer, inovando os seus ideais e a sua capacidade de agir. Desta forma, estaremos mais qualificados para atender às especificidades de cada cliente, antecipando e satisfazendo as suas necessidades e expetativas, com vista a estabelecer e consolidar relações prósperas e duradouras.

Estas são apenas algumas das novidades que estamos a preparar para si, incorporadas num pacote de inovações que têm como objetivo único servir mais e melhor.

Na prestação de serviços, estou ciente de que o melhor ativo são as pessoas, e, por isso, não posso terminar sem me dirigir diretamente aos nossos colaboradores. São eles que, com a sua dedicação incansável, cumprem o dia a dia do Grupo HM Consultores e demonstram uma capacidade de resposta e relacionamento ímpares. Por isso, e por nos ajudarem a construir esta casa, o meu mais sincero agradecimento. Que continuemos a construir pontes e a cumprir os objetivos a que nos propomos, com vista a um futuro cada vez melhor.

Humberto Martinho,

Chairman do Grupo HM Consultores