Balcão 2020 – O que é e Como Proceder no Registo

separator

Balcão 2020

Atualmente, todos os formulários de candidatura do Portugal 2020 são preenchidos e submetidos numa plataforma online. Assim, para uma empresa ter acesso à panóplia de incentivos que tem à sua disposição, é obrigada a registar-se na referida plataforma, denominada Balcão 2020.

Registo Balcão 2020

balcao2020

Para efetuar o registo terá de aceder ao Balcão 2020 e utilizar os dados de acesso da Empresa ao Portal das Finanças. A única exceção aplica-se a empresas criadas há menos de 15 dias úteis e que por esse motivo ainda não têm a password disponível, devendo nessas situações ser escolhida a segunda opção.

balcao2020

Após fazer o login, deverá fazer o seu registo e escolher uma password de acesso ao balcão 2020, conforme pode observar na imagem abaixo.

balcao2020

Tendo recebido o email de confirmação, deverá aceder novamente ao Balcão 2020 para completar o registo, sendo necessários os seguintes dados:

  • Documentos de Identificação da Empresa
  • Certidão Permanente
  • Certificado PME

Adicionalmente, deverá ser criado um super-utilizador, que deverá ser o responsável da empresa. Este super-utilizador é solicitado em alguns sistemas de incentivo, como é exemplo o SI2E – Sistema de Incentivos para o Empreendedorismo e Emprego. Para efetuar o registo, ainda no balcão 2020, deve seguir as seguintes etapas:

balcao2020

balcao2020

balcao2020

Menu Balcão 2020

balcao2020

Estando a empresa registada nesta plataforma conseguirá consultar o seu histórico, as candidaturas que estão disponíveis, o ponto de situação dos projetos que estão a elaborar e/ou submetidos e alterar os dados da empresa.

Será no separador “Conta Corrente” que terá acesso aos seus projetos, nomeadamente formulários de candidatura (em preenchimento ou já submetido), dar resposta a pedidos de esclarecimento, aceder à decisão, submeter o termo de aceitação e posteriormente os pedidos de pagamento.

O Balcão 2020 passou a centralizar toda a documentação dos projetos, sendo por isso essencial fazer-se o registo atempadamente já que, sem os dados de acesso, não é possível submeter qualquer candidatura.