Nesta 14.ª edição da newsletter do Grupo HM Consultores entrevistamos o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio de São Paulo, Nuno Rebelo de Sousa, enquanto parceiro da HM Consultores.

 

Quais os principais objetivos da Câmara?

A Câmara Portuguesa é uma instituição com mais de 107 anos, e têm como suas principais missões fomentar os negócios na comunidade luso-brasileira e auxiliar os nossos associados a expandir os nossos negócios. Com esse intuito, incentivamos e promovemos conexões entre nossos mais de 460 associados, por meio de apresentações comerciais, criando novas parcerias e facilitando processos de internacionalização e a contratação de serviços de qualidade.

 

Quais são as mais valias para os vossos Associados?

A Câmara oferece aos associados apoio eficiente na área comercial e no networking. Nossa equipe comercial faz conexões entre associados, buscando negócios com sinergia, que possam colaborar em projetos, serviços e acordos comerciais. Além disso, oferecemos divulgação e visibilidade nos nossos meios de comunicação (revista, boletim semanal, site e redes sociais), acesso a eventos e webinars com conteúdo de qualidade, benefícios e descontos exclusivos de associado para associado, e a oportunidade de utilizar nossas salas para reuniões.

 

As relações entre Portugal e Brasil sempre foram excelentes. O que é que mais atrai os Portugueses para o Brasil?

Portugal e o Brasil sempre tiveram relações comerciais principalmente de torça de bens primários. Apesar de termos tido várias vagas de emigração para o Brasil desde sempre mas com maior preponderância desde o final do século XIX, só começamos a exportar serviços e negócios para o Brasil nos anos 80-90. Os portugueses sempre viram o Brasil como o maior mercado das ex-colônias e muitos tentaram a sua sorte no Brasil. Infelizmente poucos vingaram!

 

Que vantagens competitivas Brasil oferece a um Português para viver e investir?

O Brasil é um continente. A maior vantagem de todas é a dimensão do mercado consumidor sem dúvida. Acontece que o Brasil é muito grande e as empresas portuguesas na sua maioria acham que o Brasil é São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Um erro! Existem muitos sub-mercados dentro do Brasil com um potencial gigante. Outra grande vantagem é a facilidade que o português tem de entender o brasileiro nos negócios e que poucas nacionalidade têm. Isso é uma vantagem comparativo dos portugueses vs demais europeus ou estrangeiros. Inclusive os portugueses têm vantagens de vistos que mais ninguém tem.

 

Existem estímulos à criação de empresas por Portugueses no Brasil?

 Infelizmente não temos qualquer incentivo à criação de empresas portuguesas no Brasil. Na realidade só no Estado de São Paulo, entram no SEBRAE (equivalente ao nosso IAPMEI) cerca de 500.000 novas empresas todos os anos! Atenção que uma PME no Brasil fatura até R$4,8M por ano internamente ou R$9,6M com exportações.

 

Nuno Rebelo de Sousa

Câmara Portuguesa de Comércio