1. Defina o seu projeto e os seus objetivos

Trata-se da fase de arranque de qualquer projeto de investimento. Os empresários, ou empreendedores, deverão analisar cuidadosamente as melhorias que consideram ser necessárias para evoluir, expandir, ou criar o seu próprio negócio.

Assim, deverão ser definidos objetivos claros e mensuráveis, que deverão responder a questões como:

  1. Poupar custos ou diminuir o tempo de produção?
  2. Aumentar a capacidade de produção?
  3. Investimento em fontes de energias renováveis?
  4. Criação de um novo produto/serviço?
  5. Começar a vender para o estrangeiro?
  6. Adotar estratégias de marketing para potenciar vendas?

2. Defina o plano de investimento

O próximo passo será recolher, pelo menos 1 orçamento, por cada equipamento/serviço necessários para atingir os objetivos pretendidos.

Nesta fase, deverá ainda considerar quais os postos de trabalho a criar para atingir os objetivos delineados.

3. Identificar a medida de apoio adequada

Este é o momento ideal para contactar HM Consultores, e a nossa equipa de Key Accounts. Compromete-nos a indicar quais as medidas de apoio existentes e adequadas, poderão ser através de Fundos Comunitários, Fundos Nacionais, Linhas de Crédito, ou Fundos de Capital Risco, assim como asseverarmos a viabilidade do seu projeto (simulação de incentivo e do mérito do projeto).

4. Registe-se nas plataformas eletrónicas adequadas

O processo de submissão e gestão da maioria das candidaturas é realizado através de plataformas eletrónicas, como o Balcão2020, BalcãoPDR2020, SGPI, entre outros. É, portanto, relevante a inscrição da sua empresa atempadamente. Para este registo inicial são solicitados os principais documentos da empresa, nomeadamente: Certidão Permanente, Declaração de Início de Atividade, etc.

5. Reúna toda a documentação necessária

Para ter sucesso na sua candidatura, deve organizar um dossier (digital) com os elementos que sustentam o seu projeto de investimento, designadamente:

  • Certidão de não dívidas à AT e SS;
  • Licenciamento para a atividade que se prossegue;
  • IES – Informação Empresarial Simplificada;
  • Mapas de amortizações;
  • Balancetes;
  • Mapas de Segurança Social;
  • Orçamentos; e
  • Relatórios de peritos.

6. Elaboração de candidatura

Os projetos apoiados podem ter uma duração de 24 a 36 meses, com várias fases de implementação, por isso é necessário estruturar o projeto faseadamente para atingir os objetivos delineados.

A HM Consultores prestará, nesta fase, consultoria de gestão em contacto próximo e direto com os promotores do projeto, para definição das fases de investimento, assim como realizar projeções económico-financeiras, com base no histórico da empresa e previsões de crescimento.

Esta informação será o suporte para a elaboração da memória descritiva da candidatura. Este serviço é desenvolvido integralmente pela HM Consultores, incluindo o preenchimento do formulário específico de cada candidatura, e upload dos documentos obrigatórios (definidos por cada medida de apoio).

7. Submissão de candidatura

Quando a candidatura do projeto é submetida online, dentro da data estabelecida para o concurso em causa, gera sempre um comprovativo de submissão. Deverá guardar este comprovativo para referência futura e segurança da candidatura.

Este processo poderá demorar, no total, entre 2 a 3 meses. Pelo que é importante que defina o seu projeto atempadamente.

8. Aprovação e acompanhamento de candidatura

Após receção da decisão do resultado da candidatura, a HM Consultores prestará também o serviço de acompanhamento financeiro do seu projeto, apoiando na boa execução do mesmo.