Marketing Industrial em Portugal: Estratégias e Desafios para 2025
O marketing industrial tem vindo a ganhar destaque em Portugal, à medida que as indústrias se modernizam e se tornam mais competitivas. Com o aumento da digitalização e o acesso a fundos comunitários, há uma vontade renovada de investir para não perder a corrida. Afinal, saber como aproveitar estes recursos pode definir o futuro de muitas empresas industriais no país.

Humberto Carvalho, Founder, CEO e Programador da Contágio – Agência Criativa, é o convidado desta edição do Mãos na Massa. Com uma carreira focada em ajudar empresas a inovar e comunicar de forma estratégica, Carvalho traz uma perspetiva única sobre o marketing industrial. Não apenas como um profissional criativo, mas também como alguém que entende as especificidades técnicas e operacionais do setor.
A condução do Podcast ficou a cargo de Bernardo Freire, Gestor de Marketing da HM Consultores, que fez perguntas como: Qual é a tua visão sobre a evolução do marketing industrial em Portugal?; Que passos recomendas para que estas empresas maximizem o retorno dessas tecnologias no marketing industrial?; Qual é a tua visão dos fundos comunitários e que estratégias específicas de marketing consideras prioritárias para as indústrias?
O Papel dos Fundos Comunitários no Marketing Industrial
Um tema inevitável na conversa foi o impacto dos fundos comunitários. Estes apoios financeiros, tão relevantes para as indústrias, podem ser uma oportunidade ou um desperdício, dependendo de como são geridos. Questionado sobre a sua visão, o convidado é claro:
Sou altamente defensor destes fundos e acredito que as indústrias podem tirar muito proveito. Todos [os fundos] têm uma vertente de comunicação e marketing, como também têm a componente tecnológica no meio. Quer se queira, quer não, marketing e tecnologia andam de mãos dadas.
Humberto Carvalho
Em Análise: Marketing Industrial em 2025
Ouça o episódio do Mãos na Massa sobre as estratégias e as tendências do marketing industrial em 2025 no Spotify ou no Apple Podcasts.