MPC DesignWorks

A MagazineHM #40 apresenta a entrevista realizada a Miguel Passanha, CEO da MPC DesignWorks, empresa cliente da HM Consultores. A MPC DesignWorks desenvolve o seu trabalho em Lisboa e presta serviços de engenharia no desenvolvimento de produtos direcionados para os setores automóvel, aeroespacial, indústria, entre outros, e com eles pretende ajudar a aperfeiçoar o futuro dos transportes.

Entrevista

Quais são os fatores que vos diferenciam da concorrência? De que forma a inovação se interliga com esses fatores?

Miguel Passanha

As nossas pessoas e a cultura da empresa são o principal factor diferenciador. Somos obcecados pela excelência e o detalhe.

O constante envolvimento em projectos pioneiros tem contribuído para uma experiência consolidada e para um reportório muito variado, desde projectos para várias equipas vencedoras na F1®, super e híper carros que batem os últimos records de performance, programas importantes no sector aeronáutico, até à última geração de barcos eléctricos.

A inovação no nosso trabalho provém de um processo criativo e tão natural que se pode dizer que está gravado no nosso ADN.

Por um lado, exploramos ideias de um modo criativo e sem restrições. Por outro lado, mais cerebral, não perdemos de vista o rigor e a exigência, que nos levam a examinar todo o ciclo de desenvolvimento do produto, de forma a garantir a robustez da solução.

Esta complementaridade de abordagens tem-nos levado a encontrar soluções novas e inovadoras no campo do lightweighting e a entregar mais valor aos nossos clientes.

Há uma preocupação crescente com a tecnologia de ponta no que respeita à sustentabilidade. Neste sentido, de que forma é que esta dinâmica influencia o desenho da estratégia a médio e longo prazos?

Nos dias de hoje a sustentabilidade é um aspecto muito importante, transversal a todos os mercados e que tem tido particular relevância no ramo da mobilidade.

Para a MPC, é uma oportunidade para investigar e desenvolver novos conceitos com materiais mais sustentáveis, à base de fibras naturais e produtos reciclados, estudar o seu comportamento e propriedades, para que possam ser utilizados em aplicações de alto desempenho, sem perder rendimento.

Este investimento continuado em I&D, na capacitação da nossa equipa e na mais recente tecnologia de desenho e simulação são fundamentais para a estratégia e para o sucesso da empresa.

A Investigação & Desenvolvimento (I&D) assume cada vez mais importância para uma empresa que pretenda destacar-se no mercado. Ao reforçar o investimento nesta área, qual é o sinal que a MPC DesignWorks pretende dar ao mercado e aos seus clientes?

Ao reforçarmos o investimento em I&D, a MPC demonstra a sua constante actualização e foco no que de melhor se faz na indústria, permitindo assim incorporar as melhores práticas e conhecimentos, o que se reflecte sempre nos resultados que apresentamos. Desta forma, a empresa reforça o seu posicionamento na vanguarda da tecnologia, num sector que é muito técnico, exigente e onde o conhecimento e a propriedade industrial são elementos diferenciadores. Temos a convicção de que é o somatório de todos estes factores que reforça a confiança dos clientes e do mercado nas soluções e produtos que desenvolvemos.

Contam com os fundos comunitários, em particular o Quadro Comunitário Portugal 2030, para receberem incentivos pelo vosso investimento em matéria de I&D. Na ótica de uma PME, qual é a sua opinião sobre estes fundos e a sua utilidade?

Os fundos são uma ferramenta muito importante para estimular a I&D e reforçar o investimento nesta área. Para uma PME, particularmente nos primeiros anos de vida, é ainda mais difícil investir em actividades de pesquisa e desenvolvimento, principalmente porque o seu retorno não é gerado a curto prazo – isto é, admitindo que haverá retorno, pois são actividades de natureza experimental e de investigação.

A I&D é um pilar fundamental na estratégia da MPC na geração de propriedade industrial e a manter a competitividade da empresa no mercado global.

Miguel Passanha, CEO

MPC DesignWorks