A HM Consultores apresenta a entrevista a Rafael Peixoto, Marketer da HM Consultores. Na entrevista são apresentadas algumas visões daquilo que é o Marketing Digital agora, e aquilo que será no futuro.
O que te atrai no Marketing Digital?
Desde sempre me senti aliciado pela arte de atrair e conquistar clientes. Como cresci na era digital, naturalmente fui exposto a várias formas comuns de marketing, como a publicidade na televisão, em outdoors, jornais, entre outros. No entanto, ao longo do meu percurso académico fui percebendo que este marketing dito clássico não é a melhor forma de atrair clientes eficientemente, uma vez que estamos a comunicar para todo o tipo de público, ao invés de comunicar diretamente com aquele que é o nosso público-alvo. E é aí que entra o Marketing Digital, com o Inbound Marketing, uma área que me fascina em particular, onde é possível direcionar o conteúdo que enviamos/publicamos apenas para aqueles que nos procuram ou têm interesse naquilo que comunicamos.
Na tua opinião, quais são as melhores ferramentas que existem atualmente ao nível do marketing digital?
O Marketing Digital é uma ciência em constante mudança, o que obriga as empresas a adaptarem-se diariamente. Nos últimos 5 anos, temos visto o aparecimento de ferramentas que conseguem substituir eficazmente um ou mais colaboradores, como são exemplo os ChatBots, um software que substitui um colaborador no atendimento ao cliente. Apesar de já estar presente há alguns anos, o TikTok continuará a ser uma excelente ferramenta para viralizar e chegar ao consumidor final. Uma tendência que se torna um pouco contraditória é o objetivo de criar mais buscas sem cliques no Google, entregando cada vez mais respostas prontas na página de resultados das buscas.
Consideras que os empresários portugueses estão preparados para a transição digital?
O Portugal 2020 e os seus apoios vieram incentivar e auxiliar os empresários portugueses a realizar a transição digital. Adicionalmente, a pandemia atual está também a mostrar o quanto é essencial uma empresa estar presente online. No entanto, é um facto que ainda existe uma elevada percentagem de empresas que não apostam nesta estratégia e não estão preparados para a transição.
Quais serão as estratégias de marketing e comunicação daqui a 5 anos?
Penso que nos próximos 5 anos veremos uma aposta crescente na comunicação pensada no mobile, dado que é aí que fazemos a maioria das nossas pesquisas e onde passamos o nosso tempo livre, seja nas redes sociais, plataformas de streaming ou videojogos. Esta aposta no mobile permitirá interações mais pessoais entre as marcas e os consumidores.
Quais consideras serem os principais desafios para a HM Consultores nesta área?
Uma vez que a comunicação da HM Consultores deve ser realizada para um público-alvo bastante específico, e num mundo que passa tão rápido, com tantas distrações, e com um tempo de atenção cada vez menor, é essencial destacar-se do demais e conseguir captar a atenção deste público.