No âmbito do programa Recuperar Portugal, as causas climáticas são um dos pontos de maior importância. Na base da componente C14: Hidrogénio e Renováveis está a promoção da transição energética por via do apoio às energias renováveis, com grande enfoque na produção de hidrogénio e de outros gases de origem renovável. Pretende-se potenciar o crescimento e o emprego através do:
- Desenvolvimento de novas industrias e serviços associados;
- Investigação e desenvolvimento.
- TC-C14-i01: Hidrogénio e gases renováveis (€185 M)
Este apoio destina-se a projetos de produção de gases de origem renovável, assim como tecnologias testadas e que não estejam ainda disseminadas no território nacional, ambos visando o autoconsumo e/ou injeção na rede.
A produção de gases renováveis exclusivamente a partir de fontes de energia renovável, podem recorrer, a título de exemplo, a um conjunto de tecnologias enquadráveis nas seguintes tipologias:
- Eletrólise (processos eletroquímicos e fotoeletroquímicos);
- Processos termoquímicos e hidrotérmicos (gaseificação e pirólise);
- Processos biológicos (biofotólise e fermentação);
- Enriquecimento de biogás da digestão anaeróbia de materiais biomássicos (não inclui a produção do biogás);
- Metanação (hidrogénio renovável combinado com dióxido de carbono reciclado).
Está interessado em candidatar-se a algum destes programas da componente C14: Hidrogénio e Renováveis? Contacte os serviços especializados da HM Consultores e agende uma reunião que pode mudar o futuro da sua empresa!