Quem é Cláudio Martins?
As Origens
Nascido em São Romão, na Serra da Estrela, Cláudio cresceu entre as vinhas do Dão. Aos 20 anos, mudou-se para Londres, onde trabalhou, entre outros locais memoráveis, no restaurante Coq D’Argent e na New Street Wine Shop, a loja de vinhos da cidade pela qual foi responsável. Investiu em formação e técnica, fazendo cursos da WSET e Marketing.
De Portugal para o Mundo
Introduziu vinhos portugueses a clientes domésticos, externos, privados e corporativos no Reino Unido e desenvolveu projetos nos mercados de Zurique e Moscovo, apresentando vinhos privados de regiões menos conhecidas. Após perceber que passava mais tempo em voos do que em terra, decidiu voltar a casa e usar o know-how adquirido ao longo dos anos e a rede de contactos privilegiada que desenvolveu para se dedicar aos vinhos portugueses. Com conhecimento de vários mercados internacionais, em constante contacto com entendidos em todo o mundo com capacidade financeira e vontade de investir, Cláudio quer construir uma imagem de vinhos portugueses de alto valor.
Um Referência no Setor
Atualmente, Cláudio Martins é um dos nomes mais respeitados do setor vinícola, com uma carreira eclética e experiência profunda do mercado vínico. Fundou a Martins Wine Advisory em 2014, uma empresa especializada em consultoria estratégica para negócios ligados ao mundo dos vinhos. No entanto, a sua paixão pelo vinho, aliada a uma forte visão empresarial, tem impulsionado o empreendimento em entidades como a Vinha.pt ou Human Winety, para não falar da iniciativa Vinho de Outro Mundo.
O Mãos na Massa
Conhecido por transformar desafios em oportunidades, aceitou participar no Podcast Mãos na Massa, e responde a perguntas como: Ao longo da última década, quais foram as 3 maiores mudanças no negócio do vinho em Portugal? Quais são os erros mais comuns na gestão de uma empresa vitivinícola? O que é que ainda há a fazer para continuarmos a valorizar os vinhos portugueses cá dentro e lá fora?
Temos de nos deixar de vender ao desbarato. Somos bons, temos bons vinhos, temos qualidade, mas não podemos estar sempre a bater na tecla dos 3 B: o bom, o bonito e o barato. Somos reconhecidos por isso, infelizmente…
Cláudio Martins
O episódio é apresentado por Bernardo Freire, Gestor de Marketing da HM Consultores.
Em Análise: Uma Década de Transformações no Vinho Português
Ouça o episódio do Mãos na Massa sobre as transformações no vinho português no Spotify ou no Apple Podcasts.