Desenhar e Executar um Plano Estratégico
Desengane-se quem pense que a estratégia nasceu nas empresas. Já antes de Cristo nascer Sun Tzu pensava e desenhava estratégias bélicas nas cortes do Estado, em recantos privados e também nos campos de batalha. Entretanto o mundo mudou, mas certos princípios permanecem, como o facto de hoje, nas empresas, continuarmos a ter que fazer escolhas: onde queremos chegar? Em que mercados? Com que meios?
No plano teórico, não será difícil de compreender a importância desta e de outras matérias estratégicas. No entanto, terá conseguido executar em pleno a estratégia que desenhou este ano? Que dificuldades surgiram pelo caminho? Terá a estratégia sido esquecida a meio do ano e estará, atualmente, a correr contra o prejuízo?
Para discutir este tema caro à HM Consultores e à nossa comunidade convidámos Alexandre Carneiro, Founder e CEO da Bravefirms, empresa dedicada à estratégia empresarial nas PME industriais e à elaboração de Planos de Internacionalização (cofinanciados pelo Portugal 2030). Na condução desta edição do Mãos na Massa está Bernardo Freire, Gestor de Marketing da HM Consultores.
Estas foram algumas questões colocadas: Que elementos distinguem uma estratégia robusta de um conjunto de intenções ou objetivos vagos? Qual é o papel da liderança no alinhamento estratégico? Como é que se garante que os vários departamentos trabalham para os mesmos objetivos?
“Fazer estratégia é sobretudo fazer escolhas”
Quando não define o posicionamento da sua empresa, os outros definem-na por si. Da mesma forma, quando não se desenha uma estratégia, a concorrência destaca-se por intermédio do foco e da insistência. Nesta matéria, o convidado tem vários pensamentos, entre os quais o seguinte:
A tendência natural da maior parte das organizações é tentarem ser tudo para todos em cada dado momento. Querer agradar a todos os mercados, a todos os potenciais clientes, responder a todas as oportunidades… E quando isto acontece, tipicamente o resultado é o mesmo: perda de foco das equipas, perda de margem e de valor e uma ausência de direção clara.
Alexandre Carneiro
Em Análise: Definir e Executar uma Estratégia com Sucesso
Ouça o episódio do Mãos na Massa sobre estratégia no Spotify ou no Apple Podcasts.