Nesta décima edição da newsletter do Grupo HM Consultores entrevistamos a nossa Diretora de Comercial & Marketing, Andreia Galante. Falamos do seu percurso profissional, da HM Consultores e do estado atual da Economia.
Fala-nos do teu percurso profissional.
Depois de terminar a licenciatura em Gestão iniciei o estágio profissional na HM Consultores, onde tive e tenho a sorte de trabalhar com profissionais excelentes que me desafiam e ensinam constantemente. Tenho a confessar que nunca tive o sonho de trabalhar na área da consultoria mas aqui encontrei uma área desafiante e prazerosa.
Enquanto trabalhava iniciei o mestrado em Finanças e fui tendo mais responsabilidades na empresa tendo, no inicio do ano, sido promovida a responsável da área de marketing & sales.
Dado que esta promoção ocorreu em simultâneo com uma mudança estrutural na empresa, marcada pela saída do anterior CEO e meu mentor, Lucio Trigo, está ser um percurso com muito trabalho, desafios e aprendizagem e que acredito estar a correr bastante bem.
A consultoria é uma atividade de diagnóstico e formulação de soluções. O que distingue a HM Consultores?
Foco na satisfação das necessidades do cliente e seu acompanhamento constante ao longo dos processos e o conhecimento e competência da equipa.
O atual contexto pandémico tem obrigado as empresas a reorientar a estratégia comercial. Enquanto Diretora de Marketing & Sales, quais os desafios e as estratégias para a HM Consultores?
Nas suas diversas áreas de negócio a HM Consultores trabalha com investimento, seja em projetos associados a incentivos seja na captação de capital ou assessoria na compra e venda de Empresas.
Embora estejamos num período de alguma incerteza, continuam a existir excelentes oportunidades na área de fusões e aquisições. Na verdade sentimos o mercado ainda mais ativo.
Por outro lado, trabalhamos com empresas bastante dinâmicas e competitivas que, mesmo em tempos de incerteza reforçaram o seu investimento continuando a procurar soluções de financiamento por via de incentivos comunitários.
Felizmente não sentimos necessidade de reorientar a estratégia comercial. Mais numa vertente de comunicação tivemos de reforçar a nossa presença nas redes sociais e o contacto com os clientes por meios digitais o que impulsionou um forte investimento em sistemas de informação que com toda a certeza nos tornará mais competitivos.
A carteira de clientes da HM Consultores varia desde o setor agrícola, industrial, comércio, serviços, turismo e pescas. Qual o setor que consideras que mais se destacou, pela positiva, no atual contexto económico?
Houve efetivamente setores mais fustigados do que outros, como é o caso do setor do turismo, mas tendo clientes das mais diversas áreas acredito que, mais do que o setor, é o dinamismo e visão dos empresários que faz a diferença. Perante das adversidades associadas à pandemia atual, muitos reorientaram as suas estratégias tendo inclusive alterado o tipo de produtos produzidos numa rapidez e agilidade louváveis.
Posto isto, não posso dizer que tenha sentido que um setor em particular se destacou pela positiva, mas um conjunto de empresas dos mais diversos setores de atividade que voltaram a provar a resiliência do tecido empresarial português.
O Grupo HM Consultores oferece aos clientes vários serviços, como elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos e benefícios fiscais, serviços de M&A, formação, implementação de sistemas de gestão, implementação de projetos de transformação – Lean e Kaizen, entre outros. Como é que estes serviços acrescentam valor às empresas suas clientes?
Uma organização tem sempre de ser analisada na sua globalidade e, ao fazê-lo, não tenho duvidas que todos os serviços prestados pela HM Consultores acrescentam valor às empresas dependendo da etapa em que estas se encontram.
A área de incentivos e benefícios fiscais acompanha as empresas ao longo de todas as suas etapas, garantindo apoio financeiro para os investimentos que vão realizando e contribuindo para um crescimento mais sustentado e célere. O apoio na captação de capital e em processos de reestruturação, compra e venda de empresas permite-nos apresentar um serviço mais global ao mercado português, que tem vindo a evoluir e a encarar as empresas como ativos, que têm o seu timing de investimento e desinvestimento.
Por outro lado, o reforço da competitividade das empresas através da reorganização industrial é hoje em dia ainda mais critico. Através da Leanked desenvolvemos projetos de transformação e melhoria operacionais que são hoje uma questão de “quando” e não de “se”.
Embora ainda pouco valorizados pela empresa, a formação é uma excelente ferramenta para motivar e desenvolver os recursos humanos da empresa, especialmente sendo concebida à medida e com conteúdos práticos, como é o caso da HM Consultores.
Qualquer um dos serviços traz benefícios concretos às Empresas por isso não hesitem em ligar.
Qual o futuro para o Grupo HM Consultores?
De sucesso!
A HM Consultores é uma empresa que tem a capacidade de se reinventar e ficar mais robusta perante as adversidades.
A equipa é muito competente, a gerência da Empresa está totalmente alinhada e acredito que o contexto económico é e manter-se-á favorável.
O mercado continua a valorizar um serviço próximo e de qualidade e é para esses clientes que trabalhamos afincadamente todos os dias e é com eles que pretendemos continuar a crescer sustentadamente.
Andreia Galante
Diretora Comercial & Marketing