Chave Móvel Digital (CMD) é uma forma simples e segura de autenticação que permite aceder aos sites da Administração Pública e de algumas entidades privadas.

A CMD associa um número de telemóvel ao número de identificação civil de um cidadão português, ou ao número de passaporte para um cidadão estrangeiro residente em Portugal.

 

Quais as Principais Vantagens?

Segurança |Associa um PIN escolhido pelo cidadão, e ainda um código de segurança numérico e temporário, recebido por SMS, ou e-mail, que é válido por cada pedido de autenticação.  

Assinar eletronicamente de forma segura Documentos em formato PDF através da através da aplicação Autenticação.Gov (Cartão de Cidadão) ou do website Autenticação.Gov.  

Aceder a portais eletrónicos Poderá aceder e realizar serviços online em várias entidades, tais como: ePortugal, Instituto dos Registos e Notariado, I.P., Segurança Social, Autoridade Tributária e Aduaneira, Caixa Geral de Depósitos, Portal SNS, Millenium BCP, Novo Banco, IMT, Registo Criminal Online, ActivoBank, ADSE, EDP Comercial, entre outros.  

 

Como posso Ativar a CHAVE MÓVEL DIGITAL?

  • Escolha o método de autenticação (para o ex.º escolhemos o telemóvel como método de autenticação)
  • Proceder à autenticação utilizando o código que foi enviado para o número de telemóvel indicado

Como posso Ativar a Assinatura Digital para Usar com a CMD?  

Depois de proceder à autenticação, escolha no menu lateral esquerdo a opção “Chave Móvel Digital”. Do lado direito ativem a subscrição da Assinatura Digital. 

Aguarde um momento até que a subscrição da Assinatura Digital seja ativada. Feito isso, pode começar a assinar digitalmente documentos usando única e exclusivamente a Chave Móvel Digital.