Se pertence ao setor vitivinícola e investe na promoção dos seus produtos em mercados externos, saiba que, sendo um setor estratégico para Portugal, tem mais do que um sistema de incentivos à sua disposição, designadamente:
- Internacionalização das PME – Disponibilizado no âmbito do Portugal 2020, este sistema de incentivos comparticipa a fundo perdido até 45% dos investimentos que realizar em viagens de prospeção, participação em feiras internacionais, marketing internacional, contratação de pessoal, entre outras.
- Apoio à Promoção de Vinhos em Mercados de Países Terceiros – Disponibilizado pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), este sistema de incentivos comparticipa a fundo perdido até 50% dos investimentos realizados em viagens de prospeção, eventos vínicos, marketing internacional, entre outros, em mercados previamente definidos como prioritários. Este sistema de incentivos, tendo sido desenvolvido a pensar nas necessidades do setor, permite recuperar investimento em despesas não elegíveis em outros sistemas de incentivo, com é o caso do merchandising.
Embora uma empresa possa apresentar ambas as candidaturas em simultâneo (desde que com investimentos diferentes!), a escolha do sistema de incentivos mais adequado irá depender dos mercados alvo selecionados assim como dos investimentos previstos.
A HMW conta com mais de 29 anos de experiência no setor vitivinícola, permitindo-nos analisar todas as informações da sua empresa e projeto e aconselhar o sistema de incentivos mais adequado para si. Contacte-nos!
Andreia Galante
Consultora Investimentos e Estratégia