Automação Para o Aumento da Produtividade

Nas últimas décadas a produtividade tem sido encarada como uma métrica com impacto direto no lucro e no crescimento das empresas. As maratonas de trabalho já não são consideradas determinantes. Importa, sim, trabalhar bem, trabalhar melhor. Com efeito, a automação é um recurso valioso para eliminar o desperdício, tornar os processos mais eficientes e, como consequência, mais produtivos.

Introduzir sistemas automatizados nos processos industriais pode proporcionar maior precisão e segurança técnica, garantindo a viabilidade de operações altamente complexas, aperfeiçoando processos e, por fim, conseguir produtos de maior qualidade. A tecnologia digital tem sido a verdadeira impulsionadora da produtividade, tornando as empresas mais competitivas num ambiente em que o consumidor está cada vez mais exigente.

Os Benefícios da Automação

Para afirmar a automação na sua empresa é necessário combinar recursos humanos qualificados, tecnologia e uma cultura de produtividade. Deste modo, não só poderá revolucionar os processos, como também precisará de menos mão-de-obra para atingir os mesmos (ou até maiores!) resultados.

Seguem-se alguns exemplos rápidos de como as empresas beneficiam com a automação de processos:

  • Aumento da produtividade:  Produção contínua, mais rápida e eficiente.
  • Melhoria da qualidade: Maior precisão e consistência dos processos leva à redução de produtos defeituosos.
  • Redução de custos: A automação permite a otimização do uso de recursos, como energia, matérias-primas e mão-de-obra.
  • Segurança no trabalho: Ao empurrar o trabalho repetitivo e perigoso para as máquinas automatizadas, o ambiente de trabalho torna-se mais seguro para os colaboradores, que estarão alocados a outras tarefas.
  • Flexibilidade e adaptabilidade: A automação permite a rápida adaptação às mudanças da procura e a implementação de novos processos ou produtos.

Portugal 2030: Impulsionar a Automação

PT 2030

Uma das missões do Portugal 2030 é fortalecer o tecido produtivo. Como tal, a adoção de tecnologias automatizadas por parte das empresas é apoiada financeiramente em avisos importantes do quadro comunitário, com destaque para três avisos em particular:

  1. Inovação Produtiva: reforço da atividade produtiva através do investimento em atividades inovadoras;
  2. Investigação & Desenvolvimento Tecnológico: desenvolvimento de novos produtos e serviços; e
  3. Internacionalização: aumentar as exportações.

Para se poder candidatar a estes apoios, são elegíveis investimentos como:

Robotic Process Automation (RPA): Implementação de softwares RPA para automatizar tarefas repetitivas e baseadas em regras, permitindo que os processos sejam executados de forma rápida e precisa.

Chatbots e assistentes virtuais: Desenvolvimento e implementação de chatbots e assistentes virtuais para automatizar o atendimento ao cliente.

Sistemas de automação industrial: Por exemplo: controlo numérico computadorizado, robótica industrial e sistemas de automação de processos.

Internet das coisas (IoT): Investimento em dispositivos IoT e plataformas para recolha de dados em tempo real, monitorizar ativos, otimizar operações e melhorar a eficiência energética.

Automação de Processo de negócios (BPA): Utilização de ferramentas e plataformas de BPA para mapear, otimizar e automatizar processos de negócios complexos, proporcionando uma visão holística e integrada das operações.

Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML): Implementação de algoritmos de IA e ML para análise de dados, tomada de decisões automatizada, previsão de tendências e personalização de experiências.

Sistema de Gestão Recursos Empresariais (ERP): Adoção de sistemas ERP para integrar diferentes departamentos e processos, automatizando tarefas relacionadas a finanças, recursos humanos, cadeia de abastecimento, entre outros.

Ferramentas de Automação de Marketing: Implementação de plataformas de automação de marketing para gerir campanhas, rastrear leads, personalizar mensagens e analisar resultados.

Automatizamos a Sua Candidatura!

Na HM Consultores não temos maquinaria ou chão de fábrica para automatizar, mas temos uma equipa de especialistas em investimentos e estratégia que o vão ajudar. Automatizar não fica barato, mas o apoio financeiro do Portugal 2030 é o incentivo que precisa para não deixar investir. Entre na corrida ao Portugal 2030 connosco. Vamos assegurar o sucesso da sua candidatura!